TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Conceitual

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade Internacional

Estrutura Conceitual

A estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações financeiras busca dar uma maior harmonização para o propósito de fornecer informações uteis na tomada de decisões econômicas, que envolvem quando decidir comprar, qualidade do seu empenho e prestação de contas, avaliar a capacidade da entidade, avaliara a segurança dos recursos financeiros, determinar politicas tributárias, determinar a distribuição de lucros e dividendos, usar estatística de renda nacional e regularizar as atividades da entidade.

E não se deve afetar as demonstrações financeiras segundo a estrutura do conceito estrutural, que são as exigências de governos de órgãos reguladores e autoridades fiscais.

Com a finalidade de estabelecer conceitos a estrutura conceitual tem a apresentação das demonstrações financeiras destinadas a usuários externos, com a finalidade de:

Dar suporte ao desenvolvimento

• Promover a harmonização das regras

• Dar suporte aos reguladores nacionais

• Dar suporte aos preparadores de demonstrações financeiras na aplicação das normas internacionais.

• Auxiliando auditores independentes

Proporcionando aqueles interessados, informações sobre o pronunciamento técnico.

A estrutura conceitual não é superior ás normas internacionais específicas (IAS ou IFRS). E será sempre revisada de tempos em tempos com base na experiência decorrente de sua utilização.

Pressupostos básicos no regime de competência afim de atingir seus objetivos, em suas demonstrações financeiras são preparadas conforme seu regime contábil de competência, porém os efeitos de suas transações são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações financeiras em seus períodos existentes.

Aos pressupostos básicos de continuidade é importante destacar que o alicerce de uma contabilidade será sempre relevante a suas características qualitativas.

A característica qualitativa da informação contábil financeira é fundamental a sua relevância (valor preditivo) exemplo que são os valores a receber, estando sempre completa neutra e livre de erros.

Características qualitativas para melhoria:

• Comparabilidade; onde as políticas contábeis devem ser consistentes.

• Verificabilidade; onde pode ser direta ou indireta.

• Tempestividade; a demora de suas informações perde sua relevância.

• Compreensibilidade; informações compreendidas pelo seu usuário.

Por tanto se nota que pontos relevantes, como as características qualitativas das informações contábeis e as diretrizes gerais de reconhecimento e mensuração de ativos, passivos e receitas, deverão sim sofrer alterações no documento internacional que terão que ser refletidas correta e tempestivamente na regulação brasileira.

Apesar de um alinhamento nas estruturas conceituais brasileiras e internacionais trazido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com