TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Analise de Balanços na área Comercial – Empresa Makro Atacadista S.A

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.492 Palavras (18 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 18

FACP – FACULDADE DE PAULÍNIA

Estrutura e Analise de Balanços na área Comercial – Empresa Makro Atacadista S.A

Curso de Ciências Contábeis-4°semestre

Faculdade de Paulínia

                                                                                  Amanda S.Costa Magalhães.............19150

Leydiana Souza................................19160

Mariana Santos.................................19215

Vanessa Cristina Felippe................. 19158.

                                 Paulínia – Novembro/2015

FACP – FACULDADE DE PAULÍNIA

Estrutura e Analise de Balanços na área Comercial – Empresa Makro Atacadista S.A

 

APS para atender exigência  

da disciplina ministrada

pelo Prof° Rubens Borges

Paulínia – Novembro/2015


Dedicatória

Dedicamos o presente trabalho a todos os Professores do curso, ao Orientador do trabalho Rubens Borges, aos amigos e a todos aqueles que de certa forma contribuíram para a realização deste projeto.


AGRADECIMENTO

Agradecemos a todos os professores e amigos o carinho e ajuda dispensada, ao Professor e Orientador Rubens Borges pela paciência em nos ajudar. Em especial agradeço a Deus que nos concedeu durante todo esse período força e perseverança para o desenvolvimento deste trabalho.


EPÍGRAFE

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

Charles Chaplin

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar a análise do Balanço Patrimonial da empresa Makro S/A, atacadista de origem holandesa, fundada no ano de 1968, que pertence ao grupo SHV Holdings N.V com sede em Amsterdã. As informações extraídas dessas análises são de suma importância para a tomada de decisão dos gestores, que muitas vezes, precisam saber se é viável emprestar dinheiro de uma instituição financeira para saldar dívidas á curto prazo. Uma decisão tomada sobre o estoque afetou o lucro líquido da empresa, que comprou um grande volume de mercadorias para vender com preços mais competitivos. Isso impacta a lucratividade da empresa, já que os produtos podem não ser vendidos imediatamente. Com isso, haverá necessidade de realizar ajuste contábil no saldo de estoque, diminuindo o lucro do ano. Além dos gestores, fornecedores, instituições financeiras e até a concorrência utilizam-se desse tipo de análise para a tomada de decisões. O Balanço Patrimonial que serviu de base para o presente trabalho foi publicado na imprensa por uma auditoria independente, juntamente com as notas explicativas. O período analisado são os anos de 2013 e 2014.

Palavras-chave: Objetivo, análise, balanço patrimonial, auditoria independente


Sumario

Introdução        

1.Referencial teórico        

1.1.Análise das Demonstrações Contábeis do Makro Atacadista S.A        

1.2.Análise horizontal e vertical        

1.3.Análise horizontal        

1.4.Análise vertical        

1.5.Índices de liquidez        

2.Objetivo e importância da Análise        

3.Análise horizontal e vertical        

3.1Análise Horizontal do Balanço Patrimonial        

3.2Analise Vertical do Balanço Patrimonial        

4Indices de liquidez        

4.1Índice de liquidez corrente        

4.2Índice de liquidez seca        

4.3Índice de liquidez imediata        

4.4Índice de liquidez geral        

5..Conclusão        

6.Apêndice        

7.Bibliografia        

Introdução 

 

A contabilidade surgiu através da necessidade do Homem controlar seu patrimônio e, por isso, é tida como um conjunto de conhecimentos muito antigos que pode ter se originado antes da escrita.

Com o passar do tempo, a técnica aprimorou-se a tal ponto, que houve necessidade de transformar o simples registro em ciência com bases sólidas. Nesse momento, a contabilidade surge como uma ciência social que tem por objetivo relatar os fatos e atos de maneira supra a necessidade dos seus usuários e relate, de forma clara, a real situação da organização. 

No cenário econômico atual, a concorrência entre as empresas tem sido maior, desta forma é necessária uma tomada de decisão e a mesma só pode acontecer com uma ferramenta indispensável ao gestor uma Analise financeira que só pode ser fornecida por profissionais da contabilidade.

O contabilista precisa saber do que se trata os conceitos ativo, passivo, despesas e receitas, princípios e normas contábeis, a fim de elaborar o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício, bem como as demais demonstrações contábeis de forma a demonstrar a situação financeira real da organização. Desse modo, as demonstrações serão utilizadas como instrumento gerencial por usuários da contabilidade (instituições financeiras, empresários, administradores, fornecedores, contabilistas e etc.) que tomarão as decisões baseadas em informações idôneas. Com estas informações é possível prever problemas futuros e também tomar decisões imediatas tais como: verificar se vale á pena investir em algo ou se no caso de um empréstimo á mesma terá condições de pagar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (294 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com