TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica em gestão de projetos

Por:   •  19/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Thais Leticia Steinmetz, Natielle Arguello da Costa, Tatiane Banfi Silva, Isabela Cunha Timm

Ética em Gestão

De Projetos

Maracaju-MS

2018

     

Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Thais Leticia Steinmetz, Natielle Arguello da Costa, Tatiane Banfi Silva, Isabela Cunha Timm

Ética em Gestão

De Projetos 

                      Produção textual Interdisciplinar em grupo, apresentado ao curso de administração à Universidade Norte do Paraná (unopar), relacionado à Ética em Gestão de Projeto, que tem como objetivo solucionar um conflito.

           

                                                                                                 Orientador (a): Celia Nogueira Gonçalves

Maracaju-MS

2018


Sumário

Introdução_____________________________1

Desenvolvimento________________________2

Conclusão______________________________3

Referências_____________________________4


Silvio Becker e o gerente de projetos da tecnosampa, que firmou uma parceria no segundo semestre de 2009 com a empresa Steinadler de matriz alemã que atualmente trabalha com grande progresso no Brasil. Silvio procurava executar suas tarefas corretamente, mas  se sentia obrigado a enfrentar diariamente uma profunda preocupação, pois é forçado a executar atividades que são eticamente incorretas de acordo com seu caráter.  A área de T.I da Steinadler e profundamente subordinada pela área de T.I da matriz alemã, tudo que a Steinadler brasileira faz é minuciosamente estudado pela empresa européia, o problema é que em algumas situações, os funcionários são obrigados a forjar evidencias e artefatos irreais que dessem andamentos aos projetos.  Já do lado da empresa alemã seu representante é Oliveira, seu currículo consta grande experiência como analista programador, tendo sido á pouco tempo, promovido ao cargo de gestor. Oliveira está a desde 2001 no cargo de colaborador da steinadler e já conhece bem a empresa. Silvio entende que para Steinadler Oliveira é um bom funcionário, mas em certas situações sob pressão Oliveira apresenta-se com descaso, o problema ficou ainda mais sério quando Silvio descobriu furos de especificações ocasionados por Oliveira mais esses acontecimentos seriam resolvidos de forma transparente para corporação. Com o tempo a Steinadler brasileira foi executando projetos e mantém à matriz informada dos registros, mas não eram informados de certas escolhas, ao longo dos dias foi necessário “esconder” o esforço para executar ajustes nos sistemas, Silvio estava muito descontente em ser responsável por criar registros falsos, isso era notável, ele estava cada dia mais triste, a questão era que Silvio estava mais que decidido em contar tudo para o presidente, e assim fez, em meio aquela bomba que avia sido jogada naquele momento, Nogueira, O Presidente, convocou uma reunião urgente. Após a reunião Silvio ainda estava muito abalado com as decisões de Nogueira.

                    1                                                  

    O presidente instruiu que fosse criado um projeto que abrangesse os dois mercados, Tecnosampa, com sistemas de informações e tecnologia, Steinadler de solventes e tintas. O primeiro passo era estudar em que casos poderiam ser usados essas opções, e em quais sistemas de comunicação ficaria eficaz, todos deveriam trabalhar juntos, esse deveria ser o melhor projeto criado pelas duas empresas, caso esse projeto não se concretizasse seria o ultimo da parceria, a matriz alemã ficará sabendo do ocorrido e as decisões serão muito drásticas, com toda certeza a parceria vai ser cortada pela raiz.

O estudo foi feito por meio de pesquisas pelos colaboradores da empresa, consumidores foram entrevistados até mesmo concorrentes, novos sistemas estava sendo criado, Silvio estava a par de tudo, Oliveira agora se mostrando um verdadeiro gestor tudo estava correndo bem, mais o presidente instituiu um prazo e não poderia ser prorrogado. Os pesquisadores estavam pensando em uma tinta diferente, refinada mais também deveria interessar pessoas práticas.  A tinta deve ser inovada com tecnologia acoplada, bem cara do futuro, os colaborados estavam entusiasmados com novas idéias que surgiam a cada segundo, o problema e que tudo era teoria nada concreto, muita fala pouca ação e o tempo curto, preocupava Silvio e Oliveira que trabalhavam juntos agora como responsáveis pelo futuro das duas empresas. Depois de um mês de trabalho duro e noites sem dormir a equipe escalada para o projeto finalmente deu voz de parada, o produto tão esperado havia sido concluído.  Silvio e Oliveira estavam aliviados e orgulhosos de si mesmo e de seus colegas que se doarão o máximo depois de tanta sujeira na Tecnosampa e na Steinadleir brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com