TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE ÉTICA E O PROJETO ÉTICO POLÍTICO

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

VERSÃO FINAL

CONCEPÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE ÉTICA E O PROJETO ÉTICO POLÍTICO

ALUNO (A): TEREZA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA

NATAL, 04 DE DEZEMBRO DE 2013.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

VERSÃO FINAL

Trabalho apresentado como pré-requisito para nota na disciplina Atividade Coordenada Interdisciplinar I.

Aluno(s): TEREZA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA

NATAL, 04 DE DEZEMBRO DE 2013.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo apresentar CONCEPÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE ÉTICA E O PROJETO ÉTICO POLÍTICO no âmbito do Serviço Social com a finalidade de compreender sua conceituação e suas práticas, partindo de uma pesquisa prévia na instituição do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), onde destaca a caracterização técnica da instituição, sua Missão, Objetivos, Recursos físicos, humanos e materiais, Parcerias institucionais, Atividades desenvolvidas, Análise dos programas, planos, projetos e serviços implementados pela instituição na perspectiva dos direitos, Caracterização da população usuária, quem são, de onde vem e como chegam á instituição, os critérios de inclusão e desligamentos dos usuários da instituição, a identificação de possíveis formas de participação social, a relação entre a população usuária e o Serviço Social e as mudanças ocorridas na vida dos beneficiários, provocadas pelo programa/projeto/serviço/benefício, de que forma fica registrada a passagem do usuário pela instituição e pelo setor do Serviço Social.

2. CARACTERIZAÇÃO TÉCNICA DA INSTITUIÇÃO

Identificação e/ou instituição visitada: CRAS (centro de referência de assistencial social), sua missão é atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida. Tem como objetivo articular a rede de serviços sócios assistenciais locais e demais políticas setoriais. O CRAS é uma unidade de natureza pública e os recursos usados são: Recursos materiais permanentes e materiais de consumo necessários ao desenvolvimento do serviço, tais como mobiliário, computadores, entre outros. Recursos humanos são de acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos. Recursos Físicos são espaços destinados para recepção, salas de atendimento individualizado, salas de atividades coletivas e comunitárias, salas para atividades administrativas, instalações sanitárias, com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos seus ambientes. Recursos financeiros provenientes de recursos federais com contra partida municipal. O CRAS tem parcerias com os setores de saúde e educação municipais.

Atividades desenvolvidas: trabalham em grupos (crianças, adolescentes, mulheres gestantes, e idosos) Como também com palestras, e datas comemorativas, além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Análise dos programas, planos, projetos e serviços implementados pela instituição na perspectiva dos direitos: é realizada através da participação no concelho de assistência social, reuniões com equipe técnica da secretaria municipal de assistência social e através do levantamento dos dados para preenchimento do censo CRAS. O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

3. POPULAÇÃO USUÁRIA

População em situação de vulnerabilidade social, fragilização de vínculos afetivos, pessoas com deficiências, e na sua maioria famílias beneficiarias do programa bolsa família. Vem através de demanda livre ou através de encaminhamentos de outras instituições. Critérios de inclusão são todas as pessoas com perfil do cadastro único de programas sociais. Desligamento geralmente se faz por mudanças de município, e/ou superação da situação de vulnerabilidade social. através das conferencias municipais e a participação no conselho de assistência social.

A relação é feita de forma gradativa através de um acompanhamento familiar tendo como mudanças mais visíveis a superação de algumas situações de vulnerabilidade.

A passagem do usuário pela instituição e pelo setor do Serviço Social fica registrada através de prontuário familiar o qual contem fixas de entrevista e de acompanhamento familiar.

4. SITUANDO O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

O CRAS trabalha com a demanda livre, (atendimento pisico social), trabalhos em grupos (crianças adolescentes mulheres gestantes e idosos), acompanhamento das condicionalidades do programa bolsa familiar, visitas domiciliares para acompanhamento de casos. Os recursos financeiros são provenientes de recursos federais com contra partida municipal e os físicos são espaços destinados atividades coletivas, administrativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com