TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e cidadania em projetos de construção

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Técnico em Edificações

Julho, 11

2015

Aluno: Hugo Manuel da Silva Gonçalves

Disciplina: Ética e Cidadania


Podemos classificar como maior ou menor nível de ética o seguimento com maior ou menor rigor daquilo que são os princípios morais de cada um e das regras de direito na sociedade envolvente. Por outro lado, o seguimento de maus princípios e más regras de direito, não podem gerar uma boa ética.

Mas o que é considerável bom ou mau nos princípios morais e regras de direito? É variável no juízo de cada um, não é nem nunca será mesurável de uma forma global. Com os acontecimentos atuais no Médio Oriente, temos bem presente isso mesmo. O que é para uns o puro crime bárbaro, para outros o cumprimento absoluto do que se consideram ser regras descritas na bíblia. A pena de morte é aceitável e praticável em alguns países, enquanto que noutros é considerado um atentado aos direitos humanos.

Quando falamos em ética no desenvolvimento de projetos de construção, estamos antes disso a falar em ética profissional. E aqui os princípios gerais parecem bem menos discutíveis, ou seja, mais fáceis de chegar ao um consenso do que é ou não boa ética. Prova disso é a de que dificilmente encontramos um código de ética empresarial que não considere aspetos como:

- Honestidade no trabalho;

- Lealdade na empresa;

- Respeito à dignidade humana e ao colega;

- Segredo profissional;

- Observação das normas administrativas da empresa;

- Etc.

Se existe um trabalho a ser realizado, o profissional encarregue de o fazer tem obrigatoriamente que o fazer dando o seu melhor, utilizando todos os seus conhecimentos, cumprindo com todas as boas práticas e normas legais e não legais com a intensão de criar o melhor produto final possível. Tudo o que fuja deste padrão, no sentido de criar um caminho mais curto das tarefas, beneficiando esta ou aquela pessoa, ou esta ou aquela entidade, descorando e colocando em risco investimento, património e até vidas humanas, é unanimemente considerável falta de ética. Como diria Mário Sérgio Vertella, “Ética é o conjunto de valores e princípios dos quais nos valemos para decidir as três grandes questões da vida: QUERO: POSSO – DEVO. A paz de espírito só é alcançada quando aquilo que você quer, você pode e você deve”. Em situações de falta de ética profissional, vemos que é fácil chegar ao “quero” e ao “posso”, mas não ao “devo”.

Feita uma descrição desse traço de caracter a que chamamos ética, será importante identificarmos o que é um projeto de construção.

O projeto de uma obra estende-se ao longo de toda a preparação que antecede o seu início até à sua conclusão. Muitas são as etapas, desde os estudos de viabilidade, os primeiros esboços e realização do projeto do arquiteto, passando pelos diversos projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, levantamento de estimativas de custos, orçamento, montagem de canteiro, terraplanagem, estrutura, levantamentos de paredes, instalações diversas, etc.

Em todas estas etapas, descorar de um alto rigor e nível de ética profissional elevada, pode conduzir a prejuízos irreparáveis e colocar em causa todo o investimento. Por essa razão, um código de ética para o setor deve ser assimilado por todos os profissionais envolvidos. O presidente do CREA de São Paulo, José Tadeu da Silva, reforça esse conceito dizendo “O Código de Ética não deve ser apenas um livreto a ser guardado no fundo da gaveta: deve ser vivido por todos nós, em todos os instantes das nossas vidas”.

Infelizmente podemos escolher entre diversas más notícias que são reflexo de erros de projetos, que em grande parte resultaram da falta de ética dos profissionais que os executaram.

Há um ano, a 3 de julho de 2014, foi noticiada a queda  alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, no Planalto, Região Norte de Belo Horizonte. O Laudo do Instituto de Criminalística apontou para cálculos equivocados no projeto da alça que caiu, tamanho inadequado nas bases de pilares e menos material do que o necessário para suportar a estrutura. É importante realçar que este foi um erro claro de projeto que não previu uma construção competente, mas poderia ser uma situação inversa de execução adequada de projeto e o desenrolar dos trabalhos não cumprirem com projeto e ser um erro de execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com