TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Histórica da Contabilidade

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS de Contabilidade

Etapa 1: Evolução Histórica da Contabilidade.

  1. O homem primitivo na contagem de seus instrumentos de caça e de pesca e na contagem de seus rebanhos.
  2. Mesopotâmia.
  3. Egito, o povo egípcio.
  4. Os fenícios foram o primeiro povoado a utilizar a troca monetária, uma simplificação dos registros por símbolos.
  5. Império romano.
  6. Frade Franciscano, autor do método das partidas dobradas.
  7. Todo lançamento a crédito em uma conta faz com que surja outra conta que é registrada a mesma importância a débito.
  8. Foram os primeiros habitantes do Brasil (a partir deste momento Cartas Régias passaram a regulamentar os princípios contábeis instituindo cargos e funções na administração das fazendas).
  9. Quando a Corte portuguesa veio para o Brasil em 1810.
  10. Aula de comércio da corte (associação dos guarda livros da corte) em 1869.
  11. 1924 foi realizado no Rio de Janeiro o 1º congresso brasileiro de contabilidade.
  12. O presidente Eurico Gaspar Dutra decretou a lei 9295/46.
  13. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical correspondentes cada um a uma posição digital e nos quais estão os elementos de contagem, que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na China e no Japão, há mais de 5500 anos. O ábaco pode ser considerado uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar as crianças às operações de somar e subtrair.
  14. Gutenberg criou a primeira máquina de prensa em volta de 1450 a 1455.
  15. O francês Blaise Pascal em 1642, mas só em 1901 que foi industrializada a máquina criada pelo engenheiro Raul Knowles que se chamava Elles, percussora da máquina de contabilizar.
  16. É o nome técnico dado a máquina de escrever, pode se ferir aos trabalhos de cálculo industrial e comercial com a ajuda de máquinas contábeis.
  17. A contabilidade estuda, interpreta e registra os fenômenos que possam afetar o patrimônio de uma entidade.

Exemplo: obter informações concretas de como está a situação da entidade no momento, como balanços, fluxo de caixa, entre outros.

  1. Livro diário é o livro onde se registra a ocorrência de compras, vendas, pagamentos e recebimentos. Surgiu na idade média com os povos egípcios, ele serve para registrar os patrimônios da empresa. O livro diário é obrigatório por lei, sendo o livro mais importante na contabilidade.
  2. O homem primitivo praticava uma contabilidade bem simples, mas a contabilidade da época supria a necessidade do momento.
  3. A contabilidade atualmente é vista em outro ângulo, além de auxiliar as entidades a cumprir suas obrigações perante o fiscal, ela é ferramenta indispensável no gerenciamento e nas tomadas de decisões, controlando, executando e fornecendo consultoria, bem como a de elaborar um planejamento tributário cabível a necessidade da empresa.

A contabilidade está presente em tudo, afinal, ela é utilizada para contabilizar todo nosso patrimônio. Ela trabalha com um sistema monetário e tudo atualmente envolve dinheiro.

        No dia a dia das pessoas, a contabilidade se faz presente, porém não tão detalhada como é utilizada nas empresas. As pessoas utilizam a contabilidade em seu cotidiano para organizar suas finanças e não ter um déficit em sua renda.

        Já nas empresas, a contabilidade é mais complexa por lidar com muitas contas e impostos que o governo cobra. A cada venda ou compra que a empresa faz, a contabilidade está presente para registrar e saber se a empresa está lucrando ou tendo um prejuízo.

Concluindo, se não fosse a Contabilidade, nenhuma empresa existiria ou existiria, porém nunca tendo conhecimento do seu patrimônio e as pessoas não saberiam o quanto gastou e o quanto poderiam gastar.


Etapa 2: Os Princípios Fundamentais da Contabilidade segundo CFC e o CPC.

A contabilidade possui sete princípios fundamentais, que são:

  1. Princípio da entidade;
  2. Da continuidade;
  3. Da oportunidade;
  4. Registro pelo valor original;
  5. Atualização monetária;
  6. Competência;
  7. Prudência.

O Princípio da Entidade

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O Princípio da Continuidade

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

O Princípio do Registro pelo Valor Original

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com