TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  10/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Bruna Domingos Miranda

Turma: 0422-2_2

Tarefa: Relatório para análise de dois exercícios sociais da empresa Magazine Luiza

Introdução

  A empresa Magazine Luiza teve seu início em 1957 pelos fundadores Pelegrino José Donato e Luiza Trajano na cidade de Franca, interior de São Paulo.

  Em 1976, a empresa realiza sua primeira grande aquisição, adquirindo as Lojas Mercantil, também atuantes até então no estado de São Paulo. Em 1983, a Magazine Luiza inicia sua expansão para fora do Estado de São Paulo, aumentando gradativamente o número de clientes. No ano de 2011, a empresa Magazine Luiza abre capital e foi considerada uma das mais populares na Bolsa de Valores do Brasil.

   Hoje, é uma das maiores empresas de varejo do Brasil, sendo considerada nos últimos 5 anos, uma das empresas de capital aberto que mais valorizou no mundo.

   Dada a introdução sobre a empresa Magazine Luiza, este relatório tem como objetivo apresentar a análise das demonstrações contábeis com base em informações obtidas no Balanço Patrimonial (BP) e na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) entre os anos de 2019 e 2020.

Análise horizontal

A análise horizontal tem como objetivo compreender e analisar o desempenho de cada setor de uma empresa separadamente, comparando-se um mesmo setor em um período diferente. (CAPITAL NOW, 2020)

Abaixo, o estudo com a análise horizontal da empresa Magazine Luiza considerando o comparativo entre os exercícios de 2019 e 2020.

BALANÇO PATRIMONIAL- ANÁLISE HORIZONTAL

[pic 3]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Neste comparativo, podemos identificar no balanço patrimonial com referência aos ativos da empresa de 2019 para 2020, que o caixa da empresa teve uma evolução de 608,8%, outros ativos circulantes uma evolução de 488,2% e um aumento dos estoques de 55,6% no período. Enquanto isso, houve uma redução nas aplicações financeiras de aproximadamente 73%.

Ao mesmo tempo houve um aumento dos em 37,4% dos investimentos da empresa, resultando em um aumento do ativo circulante total da Magazine Luiza ao final de 2020 de 16,2% e um aumento dos ativos totais neste mesmo intervalo de aproximadamente 20%.

[pic 4]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Com relação ao passivo da empresa no balanço patrimonial, podemos identificar notoriamente o aumento dos empréstimos em 20240% no circulante, ou seja, a curto prazo. Ao mesmo tempo em que as obrigações com fornecedores crescem em 42% e em 8% as obrigações fiscais, resultando ao final do período um aumento de 60% do passivo circulante.

Já com base nos outros resultados, temos como um dos mais expressivos a redução de empréstimos e financiamentos de longo prazo em 98% e redução das reservas de capital, ou seja, de lucro em 207%, reduzindo ao final do período considerado o patrimônio líquido em 3%.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO- ANÁLISE HORIZONTAL

[pic 5]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Com base no DRE- Demonstração de Resultado do Exercício, podemos concluir que houve um aumento no resultado das vendas em 41,3% e aumento do resultado bruto em 28,5%. Porém com o aumento do custo dos bens de 2019 para 2020 em 46,1% fez com que o lucro ao final deste período tivesse uma redução de 57,5% para a Magazine Luiza.

Análise vertical

A análise vertical, diferentemente da horizontal, analisa apenas uma coluna de dados, comparando o setor da empresa em um mesmo período, com o objetivo de analisar o funcionamento desta empresa neste mesmo intervalo de tempo. (CAPITAL NOW, 2020)

Abaixo, o estudo com a análise vertical da empresa Magazine Luiza considerando o comparativo entre os exercícios de 2019 e 2020.

BALANÇO PATRIMONIAL- ANÁLISE VERTICAL

[pic 6]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Com base na planilha realizada e comparando-se pela análise vertical nos ativos, podemos verificar a redução em aplicações financeiras de 23,9% em 2019 para 5,5% em 2020; aumento nos estoques em aproximadamente 5,6%, resultando em um aumento dos ativos da empresa em 2020.

[pic 7]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Já com base nos resultados do passivo, podemos verificar aumento nas obrigações a curto prazo, de 38,7% em 2019 para 51,6% em 2020.

Com relação ao passivo a não circulante, as obrigações a longo prazo com empréstimos e financiamentos sobre uma redução de aproximadamente 4,4%, reduzindo o passivo não circulante.

O Patrimônio Líquido da empresa sofre uma redução percentual, porém em termos de valores não há mudança expressiva.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO- ANÁLISE VERTICAL

[pic 8]

Tabela utilizada com base no comparativo dos exercícios da empresa Natura, disponibilizados pela FGV.

Com base no DRE- Demonstração de Resultado do Exercício, podemos verificar que mesmo em meio a entrada de uma pandemia, com elevação dos insumos para a indústria, a empresa Magazine Luiza teve uma redução no lucro de 5% em 2019 para 1% em 2020, porém ainda assim conseguir fechar seu balanço com resultados positivos, sem prejuízo para a continuação das atividades da empresa.

Cálculo dos índices de liquidez

LIQUIDEZ IMEDIATA

A liquidez imediata é um índice que representa a capacidade de uma empresa em conseguir cumprir com os pagamentos e dívidas de curto prazo apenas com o dinheiro em caixa e bancos. (CAPITAL NOW, 2020)

[pic 9]

Analisando a liquidez imediata da Magazine Luiza de 2019 para 2020, podemos concluir que houve um aumento na capacidade de pagamentos imediatos, tendo um aumento de 0,8 de 2019 para 2020.

LIQUIDEZ CORRENTE

A liquidez corrente é um índice com o objetivo de mensurar a capacidade de pagamento da empresa, considerando os ativos e passivos circulantes. (STATUS INVEST, 2020)

[pic 10]

Com base na análise da liquidez corrente acima, podemos identificar que no exercício dos dois anos da Magazine Luiza, a empresa possui uma boa capacidade de pagamento, pois os índices são superiores a 1, indicando um resultado líquido positivo, pois temos o valor dos ativos circulantes superiores ao passivo.

LIQUIDEZ SECA

A partir da planilha abaixo, podemos perceber que em 2019 a empresa tinha boa capacidade de quitar suas dívidas a curto prazo, desconsiderando os estoques para cálculo do índice da liquidez seca. Já em 2020, o resultado foi abaixo de 1, mostrando baixa capacidade em cumprir suas obrigações com terceiros a curto prazo, devido ao aumento do passivo circulante principalmente considerando-se os empréstimos.

[pic 11]

LIQUIDEZ GERAL

A partir da planilha abaixo, podemos concluir que mesmo tendo uma pequena redução na capacidade de cumprir pagamentos em médio e longo prazo de 2019 para 2020, a empresa se manteve com o índica acima de 1, mostrando boas condições em honrar seus pagamentos.

[pic 12]

Cálculo da estrutura de capital

Através de alguns índices, o cálculo da estrutura de capital aponta a origem dos recursos que foram utilizados pela empresa, mostrando o grau de dependência do capital de terceiros.

ENDIVIDAMENTO GERAL

[pic 13]

Observando-se o endividamento geral em 2019 e 2020, mostra-se a porcentagem dos recursos que estão financiados, ou seja, a dimensão da dívida em comparação com os ativos da empresa, sendo que em 2020 houve um aumento de 7,7%.

COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO

[pic 14]

Ao analisarmos a composição do endividamento, podemos analisar o quanto dos recursos da empresa está financiado por capital de terceiros, tendo uma evolução da dependência do capital de terceiros de 2019 para 2020 em 11,7%.

IMOBILIZAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO

[pic 15]

Podemos concluir do índice de imobilização de capital próprio, um aumento de 15,1% no ano de 2020, mostrando maior investimento em seu ativo permanente em 2020, quando comparado com o patrimônio líquido.

IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CORRENTES

[pic 16]

Observando-se a planilha acima, podemos perceber um aumento de 11,3% na imobilização de recursos não correntes, demonstrando um aumento nos investimentos, imobilizado e intangível.

PASSIVO ONEROSO SOBRE O ATIVO TOTAL

[pic 17]

Considerando-se a planilha acima, podemos perceber que a partir de todos os passivos que geram juros, empréstimos, financiamentos e dividendos, a empresa em 2020 teve um aumento de aproximadamente 3% com relação aos passivos atrelados a despesas financeiras.

Cálculo da lucratividade

Para o cálculo dos índices de lucratividade, leva-se em consideração o demonstrativo de resultado do exercício para que seja possível a análise de lucro ou prejuízo sobre o faturamento da empresa.

MARGEM BRUTA

[pic 18]

Este índice avalia a rentabilidade e percentual de lucro de uma empresa. Conforme planilha acima, podemos perceber uma redução de 2,5% da margem bruta. Ou seja, esta diferença entre os exercícios de 2020 e 2019, é referente aos custos que a empresa deve arcar. Quanto maior a margem, maior a lucratividade da empresa. No período houve um grande acréscimo no valor de insumos, um grande índice que aponta a redução na margem da empresa.

MARGEM OPERACIONAL

[pic 19]

A empresa apresentou uma redução da margem operacional de 6,6% em 2019 para 1,5% em 2020, indicando um aumento do custo com as vendas e despesas operacionais.

MARGEM LÍQUIDA

[pic 20]

Com relação a margem líquida, podemos perceber uma redução de 3,5% de 2019 para 2020. Ou seja, após deduzir todos os impostos, custos e despesas, este percentual indica o quanto a empresa ainda teve de lucro.

GIRO DO ATIVO

[pic 21]

Observando-se o giro do ativo, podemos concluir que em 2019 o faturamento líquido da empresa não foi superado pelo investimento da empresa naquele ano. A situação se mostra mais favorável em 2020, onde o faturamento líquido da empresa superou em 17% o valor do investimento da empresa.

Cálculo da rentabilidade

O cálculo da rentabilidade por fim deve-se demonstrar o retorno para a empresa com relação aos investimentos realizados no período. Para isto, utiliza-se o índice de Rentabilidade do Patrimônio Líquido (ROE) e a rentabilidade dos Investimentos (ROI).

RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO- ROE

[pic 22]

Com base na planilha acima, podemos concluir que a rentabilidade do patrimônio líquido reduziu de 2019 para 2020 principalmente devido a redução do lucro líquido no período.

RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS- ROI

[pic 23]

A rentabilidade sobre os investimentos mostra-se na planilha acima com uma redução de 2019 para 2020, deduzindo-se, portanto, um aumento no prazo em que os investimentos realizados pela empresa irão se pagar. Isto deve-se principalmente a redução do lucro líquido, mesmo tendo aumentado seu ativo total de 2019 para 2020.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Após as análises dos índices dos exercícios de 2019 e 2020 da empresa Magazine Luiza, podemos concluir que a companhia foi impactada em 2020 com a redução do lucro líquido, quando comparado a 2019. O principal fator para esta conclusão foi o início da pandemia em 2020, quando o custo e despesas com mercadorias e insumos teve um aumento não esperado pelo mercado e tanto a Magazine Luiza, quanto todas as empresas foram afetadas de alguma maneira pelo evento. Mesmo assim, os resultados da empresa ainda foram positivos e obtiveram lucro.

Na análise de rentabilidade, podemos ver rentabilidades ainda positivas em meio ao cenário mundial, mesmo que menor quando comparada ao exercício anterior. Apresentar rentabilidade é um indício de que a empresa adotou maneiras de sobreviver em meio a uma pandemia e uma delas foi o aumento dos estoques e dependência de capital de terceiros.

Mesmo com a redução da capacidade de liquidez, a empresa apresentou bons resultados ao final de 2020, considerando-se a situação mundial com uma pandemia em andamento, aumento o número de vendas em 2020 e conseguindo manter seu giro de caixa.

Referências bibliográficas

- Magazine Luiza. Nossa história. Disponível em: https://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/historia-magazine-luiza/?ad_group_id=59715198700&aw_viq=dsa. Acesso em: 17 mai. 2022

- Consulta Pública. História da Magazine Luiza: de Luiza Trajano ao sucesso. Disponível em: https://canalconsultapublica.com.br/2022/05/04/noticias/historia-da-magazine-luiza-de-luiza-trajano-ao-sucesso/. Acesso em: 18 mai. 2022

- Capital Research. Análise vertical e horizontal: diferenças e como aplicar. Disponível em: https://capitalresearch.com.br/blog/analise-vertical-e-horizontal/. Acesso em: 21 mai. 2022

- Capital Research. Liquidez imediata: conheça o indicador de saúde financeira. Disponível em: https://capitalresearch.com.br/blog/liquidez-imediata. Acesso em: 21 mai. 2022

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (418.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com