TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTO E PREÇO DE VENDA

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE BALSAS – UNIBALSAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WILLIAN ARAÚJO DOS SANTOS

CONTABILIDADE GERENCIAL NA

GESTÃO DE FARMÁCIA: FORMAÇÃO E ANÁLISE

DE CUSTO E PREÇO DE VENDA

Balsas/MA

 2015


[pic 3]

[pic 4]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WILLIAN ARAÚJO DOS SANTOS

CONTABILIDADE GERENCIAL NA

GESTÃO DE FARMÁCIA: FORMAÇÃO E ANÁLISE

DE CUSTO E PREÇO DE VENDA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas (UNIBALSAS), para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadora: Lidiane da Silva Santos

Balsas/MA

2015

RESUMO

O respectivo artigo trata-se primordialmente da importância de um eficiente método de gestão das despesas fixas e variáveis no processo de precificação, essencialmente, para ME - Micro Empresa e EPP – Empresa de Pequeno Porte que com a evolução da tecnologia de forma globalizada, tornam o mercado consideravelmente competitivo, onde exige das pequenas empresas um elevado grau de competência nos processos gerenciais, fazendo com que as respectivas se tornem mais condizentes ao mercado.  O trabalho é um estudo de caso desenvolvido em um comércio do ramo farmacêutico que tem como objetivo ajudar os gestores em alguns procedimentos gerenciais para auxilio na tomada de decisão.

PALAVRA CHAVE: Custo - Despesa – Preço

ABSTRACT

Its article it is primarily the importance of an efficient method of management of fixed and variable costs in the pricing process , essentially for ME - Micro Company and EPP - Small Company Port that with the evolution of the global fashion technology, make pretty competitive market where demands of small companies a high degree of competence in the management processes , making that its become more consistent to the market. The work is a study of case - oped in a pharmaceutical branch of the trade that aims to help managers in some managerial procedures to aid in decision making.

KEY WORD: Cost - Expense - Price


1 INTRODUÇÃO

A contabilidade com o passar dos anos vem se modificando, se transformando em um meio de comunicação muito útil para a análise empresarial, com essa evolução não se trata de um conhecimento necessário somente para os profissionais da área contábil (contadores) e sim para todo e qualquer indivíduo envolvido no ramo empresarial, pois para que os administradores, gestores e gerentes consigam gerar informações econômicas e financeiras de forma eficiente e confiável, necessitam de conhecimentos contábeis. Com base nessas necessidades surgiu a contabilidade gerencial.

Sendo assim, o presente trabalho vem explanar como a Contabilidade Gerencial foca sua atenção, com o que é necessário para auxiliar todos os colaboradores que trabalham no interior de uma organização. A contabilidade gerencial possui os principais elementos para uma boa gestão e é fundamental para dirigir, controlar e organizar um negócio.

Tratando-se de Contabilidade Gerencial existem diversos fatores de estudos que podem gerir informações úteis para tomada de decisão, dois desses fatores são os custos e formação do preço de venda, pois esses estão diretamente ligados a fatores econômicos que são base fundamental dos planejamentos, que por sua vez tem fatores importantes no desenvolvimento da entidade.

O problema das micro empresas e empresas de pequeno porte é que a maioria dos empresários não possui formação acadêmica na área administrava fazendo com que a empresa acabe calculando o custo e o preço de forma incorreta que consequentemente afeta o resultado.

O principal objetivo deste artigo é propor a utilização de métodos de analise de custos e procedimentos de precificação que fará com que a empresa alcance os resultados desejados, assim identificando os custos e despesas, direcionando-os ao processo de precificação e comparar o preço de venda praticado com o preço sugerido assim, traçando diretrizes para que a respetiva farmácia tenha um método de gestão de custos e formação de preço de venda que se adeque ao seu negócio, para que possa utilizar como ferramenta que irá aumentar sua competividade no mercado e manter sua sustentabilidade.

O trabalho é um estudo de caso realizado em uma farmácias do Sul do Maranhão, no qual tem sua tributação pelo Simples Nacional. Nessa serão analisados os custos e preço afim, de ajudar o pequeno empresário no gerenciamento de sua empresa.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceitos de Contabilidade e Contabilidade Gerencial

A contabilidade é uma ciência que estuda, controla e observa as mutações patrimoniais de uma empresa e tem como principal objetivo salvaguardar o mesmo (NEVES, 1995).

 Segundo Ribeiro (2003, p.19) “a contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas”.

Entendemos que contabilidade, como um conjunto ordenado de conhecimentos, leis, princípios e método de evidenciação próprios, é a ciência que estuda, controla e observa o patrimônio das entidades nos seus aspectos quantitativo (monetário) e qualitativo (físico) e que, como conjunto de normas, preceitos e regras gerais, se constituí na técnica de coletar, catalogar e registrar os fatos que nele ocorrem, bem como de acumular resumir e revelar informações de suas variações e situação, especialmente de natureza econômico-financeira. (BASSO, 2005, p.22)

Conforme Sá (2002, p. 46), “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”.

Para entendimento do assunto é importante esclarecer o conceito de contabilidade gerencial. Para Padoveze (2000) hoje a contabilidade Gerencial é uma extensão da ciência contábil, que possui objetivo diretamente ligado a tomadas de decisão, “ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, e por seu caráter integrativo dentro de um sistema de informação contábil” (PADOVEZE 2000, p. 23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (289.7 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com