TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Estaremos estudando neste trabalho sobre a tecnologia e suas contribuições para o profissional contábil. Zygmunt Bauman vai apresentar o impacto da globalização sobre as informações contábeis, as mudanças ocorridas com a lei 11.638/07, a adequação do Brasil as normas internacional de contabilidade. Iremos comparar o consumidor atual ao da época clássica e de que forma a globalização influenciou no mercado consumidor. Falaremos da globalização no cenário econômico e as mudanças mo mundo dos negócios, as políticas que foram implantadas no Brasil para esta apta a atuar no contexto de economia globalizada. E sobre as diferenças culturais, econômicas, sociais na visão de Bauman.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a chegada da informatização as velhas praticas contábeis deram espaço para um novo perfil de profissional contábil, pois vieram passando por processos de aprimoramento e estas mudanças foram muito significativas para estas profissionais.

2.1 – O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE, MUDANÇA QUE FORAM INTRODUZIDAS NA CONTABILIDADE DEVIDO A LEI Nº 11.638/2007 PARA ADEQUAR A CONTABILIDADE BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE.

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população aumentou a liberdade de comércio, como imagem de mercados comuns, como modificação do ambiente exógeno, influindo diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também atingindo os domínios da Contabilidade. E com este progresso trouxe à tona um novo cenário marcado por uma série de mudanças aceleradas, atingindo diversas áreas e exigindo uma adaptação correspondente à velocidade dessas inovações. Sendo assim, as empresas sofrem o impacto destas inovações, que exigem uma reformulação de estrutura para sobreviver num contexto de competitividade, obrigando o investimento em sistemas informatizados para alcançar agilidade e qualidade. Com isso a área contábil vem seguindo o ritmo da modernidade, imprescindível para atender as necessidades provenientes da atual conjuntura econômica, possibilitando o desenvolvimento de novas técnicas para auxiliar na gestão das organizações. Tudo que era realizado pela contabilidade como: Escrituração, elaboração, divulgação, analise e controle de dados contábeis, foram prejudicados e surgiram novas metodologias.

Os novos métodos utilizados pela contabilidade foram evoluídos introduziu redes que possibilitou a comunicação virtual entre contadores e os órgãos públicos.

A tecnologia de informação foi aplicada no mundo contábil como forma de atender aos novos requisitos de mercado trazendo mudanças para na rotina desses profissionais, o desenvolvimento tecnológico a informática e os avanços da comunicação contábil, terminaram eliminando uma velha figura dos guarda-livros dadas a eles durante anos.

Nos últimos tempos ouve um movimento de inclusão de novas leis e o Brasil aderiu para atender as expectativas de muitas empresas brasileiras já estava esperando por uma nova legislação societária.

Sete anos depois veio a publicação da lei 11.638 em 28 de dezembro de 2007, porem essas empresas não estavam preparadas para tais inovações.

Como forma de aperfeiçoamento das informações para auxiliar na tomada de decisão a contabilidade esta passando por um processo de mudanças na busca de uma harmonização das normas contábeis adequando as Normas brasileiras às Normas Internacionais.

Entende-se que certas alterações só iam ser realizadas com a partir da vigência da lei, entretanto muitas já deviam fazer parte das apresentações das finanças das empresas, como o estudo da maioria delas, e das normas internacionais de contabilidade.

E a adoção da Lei n°11.638/2007 no Brasil que vem adequar a Contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade traz vantagens para a economia brasileira, mas exige uma série de investimentos das empresas nacionais em qualificação profissional, treinamento e adaptação de sistemas de informações. Mas, mesmo com esses investimentos, as vantagens dessa convergência, a princípio, superam as poucas desvantagens que poderão acarretar essas mudanças. Essas determinações que a lei 11.638/07 trouxe já tinham sido antecipadas pela CVM em uma orientação nº 457 de 13 de julho de 2007 e ela ordenava que à partir do findo em 2010 as companhias abertas deveriam apresentar sua demonstrações.

As normas brasileiras com as normas internacionais trouxeram benefícios e hoje são conhecidas por todos.

Com base nisso Braga e Almeida (2008) disse que essa lei veio possibilitar convergências internacionais e isso permitiu futuramente uma redução em uma taxa de risco menor e possibilitara mais acesso das empresas brasileiras do capital externo.

Seguindo uma seqüencia da legislação estudada no artigo 176. A lei 6404/76 e este artigo foram o primeiro que mudou com a lei 11.638/07. Esse artigo após ter sofrido alterações eliminou a demonstrações de origens e aplicações de recursos (DOAR) como uma apresentação financeira obrigatória depois do fim de cada exercício e substituição pela demonstração do fluxo de caixa (DFC). Alem das substituições que se tornaram obrigatórias. Só para as companhias abertas, a composição da demonstração do valor adicionado (DVA).

A lei nº 11638/07 não só alterou, mas também revogou o dispositivo da lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 e da lei 6.385 de 7 dezembro de 1976 e abrangeu ate as sociedades de grandes porte, relativa adequação e realização de anuncio de demonstrações financeiras. Diário oficial da republica federativa do Brasil, DF edição extra-oficial.

Já em 2009 surgiu a lei nº 11941 de 27 de Maio de 2009 ela trouxe alterações a legislação tributaria federal referente a um parcelamento ordinário dos débitos tributários. E essa ação teve impacto direto na profissão contábil e o mesmo passou a ser um consultor efetivo, o que foi um grande passo para essa categoria Todas essas mudanças de estrutura e critérios foram exigido pelas novas leis e normas, isso fez com que houvesse um rompimento das normas fiscais sobre a contabilidade. O contabilista chefe precisa entender que não é suficiente só planejar e estudar as normas tributaria e fiscal para obter diminuição da carga tributaria, mas mostra a pessoa jurídica o que fala o principio da continuidade, que por sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com