TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A humanidade passou por constantes mudanças no passar do tempo, algumas de suma importância para o seu desenvolvimento. A Globalização é uma ferramenta utilizada ate os dias de hoje no mundo inteiro para alavancar o desenvolvimento de uma nação em seus diversos aspectos, inclusive na forma de agir das pessoas, como o consumismo e a forma de comunicação. A era pós- moderna alterou a forma de agir e conviver da civilização de uma forma mais flexível, porém padronizada, alterando também o perfil do consumidor atual que é bombardeada por produtos e serviços ditos de necessidade extrema, e as tendências são passageiras.

2 DESENVOLVIMENTO

Globalização é um processo que integra cultural, socioeconômico, político e social gerando transformações nos mesmos em escala mundial desde o final do século XX. Ao longo do tempo teve grande influência na historia e evolução da sociedade. Seu impacto na área econômica gerou grande controle, organização e padronização da contabilidade, variando de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

Segundo o filósofo McLuhan, “a ideia de Globalização está diretamente ligada à formação de uma aldeia global”. Isso de deve ao rápido desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte que facilitam a troca de informação entra as pessoas de uma forma global, assim como a internet é definida como uma enorme teia ligando diversos pontos mundiais para a troca de informação em tempo recorde, independentemente da distância, como se fosse uma alteia aldeia.

De uma forma geral pode-se dizer que o home sempre buscou melhorias na sua existência. Neste aspecto a contabilidade teve seu processo evolutivo emparelhado com a globalização. Seu surgimento tem origem começo da evolução da civilização o direcionamento para uma vida voltada para a agricultura e uma vida em comunidade, houve cada vez mais a necessidade de se ter um controle sobre a propriedade. Comisso a contabilidade tem a simples finalidade de controlar o patrimônio.

Após esse breve conceito histórico entre globalização e contabilidade pode-se entender melhor que estão ligadas não só pela evolução humana, mas também pelos aspectos que nos rodeiam e que a evolução de uma gera a evolução da outra para se adequar as novas normas sócias e em alguns casos manterem um padrão comum entre nações.

De acordo com Hendriksen e Breda (1999), é de suma importância que a Contabilidade seja ágil, confiante, transparente sendo utilizada como ponto de referência na tomada de decisão das empresas. Ela é uma ferramenta de suma importância no mundo, pode e deve ser utilizada como referência em decisões. A Globalização gerou o aumento na quantidade de negociações e no volume de dinheiro, com isso a Contabilidade tornou-se uma ferramenta necessária para ajudar as empresas a ter um controle da entidade e do que acontece nela. Com atualizações de tendências constantes em todos os mercados de escala mundial as empresas necessitam de muita flexibilidade para se manter no mercado econômico, sendo de extrema importância o controle do patrimônio. Mas acima de tudo é preciso manter a credibilidade, para isso deve-se seguir os princípios que fundamentam a contabilidade e Normas Contábeis.

No Brasil a Contabilidade foi utilizada como ferramenta no começo da colonização em 1500. No século XVIII, ano de 1770, foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação foi expedida por Dom José, rei de Portugal, exigindo o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área. Neste momento o profissional contábil recebia o nome de guarda-livros. Em 1809, com a vinda da família rela definitiva para o Brasil, Dom João VI obrigou a adoção do método das partidas dobradas pelos contadores, mas só em 1870, é realizada a primeira regulamentação do Brasil para a profissão contábil, através do Decreto Imperial n°4.475. Sendo assim a profissão de Guarda-Livros é avaliada como a primeira ocupação liberal regulamentada no Brasil.

A partir desse período foram criados Decretos de regulamentação para a Contabilidade e o conselho Federal de Contabilidade os conselhos regionais de contabilidade pelo Decreto nº 9.295.

Na década de 90 o Brasil seguiu o modelo econômico de países mais desenvolvidos. As mudanças ocorrentes da globalização nessa década influenciaram o sistema de comunicação (entrada de sistemas de telecomunicação e Internet banda larga), que passou por grandes melhorias o que gerou um desenvolvimento na economia e nas finanças nacionais. Morais (2003), afirma que a globalização nesse período trouxe grandes investidores para o Brasil, principalmente da economia brasileira pela Bolsa de Valores, sendo uma das razoes pela queda nacional econômica, porém ele ressalta a ligação mundial econômica pelo processo da globalização e afirma que as variações cambiais no exterior também afetam a nação comprovando a necessidade de solidificação da economia para não sofrer quedas econômicas por fatores externos. Um exemplo claro disso é a oscilação diária econômica nacional influenciada pela valorização e desvalorização de moedas estrangeiras como o dólar e o euro constante exibido nos noticiários atem os dias de hoje. Para Zanluca (2003) não há dividas que a globalização busca diminuir a distancias entre todas as nações, mas a diferença entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos ainda é muito grande e a primeiro deve-se equalização essa diferença. Dentro do contexto apresentado por Zanluca é possível ver claramente que a necessidade de uma legislação de autonomia internacional era necessária. No Brasil o senário das empresas no mercado pedia alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com