TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  8/6/2018  •  Artigo  •  5.178 Palavras (21 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 21

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E A LEI 11.638/2007

Em toda a história, desde os primórdios ao qual se tem registro, notamos que o mundo e o homem sofrem constantes mudanças. Essas mudanças ocorrem desde a forma física, intelectual, moral, sistemática, politica e tantas outras, proporcionando a criação de eras ou fases na história da existência humana. É essencial ressaltar e talvez incorporar á esses momentos, vividos pelo mundo, personagens acima da média em termos de capacidade intelectual, os quais foram capazes de dar uma contribuição tamanha e de suma importância na construção da forma de vida que temos hoje. Nossa vida abrange muitas áreas, e uma delas em questão vendo sendo primordial para o nosso desenvolvimento nos dias atuais. Trata-se da área financeira, que hoje está incorporada á vida de todos de uma forma geral, visto que o mundo capitalista fez com que quase tudo girasse em torno dos bens e dinheiro, isto é, os valores monetários tornaram-se a principal fonte para a aquisição de quase tudo.

Neste contexto de mudança, a contabilidade, que é o objeto de nosso estudo, também passou por muitas transformações. Desde o seu surgimento, com os primeiros registros que se tem conhecimento na mesopotâmia há muito tempo atrás, a contabilidade vem sendo aperfeiçoada. No início, os primeiros seres humanos usavam-se de tábuas de argila para realizar seus registros, deixando a caça o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio, desta maneira começou a ser contabilizado tudo o que se tinha, o que fez com que a vida comunitária fosse sendo quebrada onde cada individuo juntava sua própria riqueza. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio, á medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada, e á medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina.

O período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano é chamado de contabilidade do mundo antigo. Já o período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano, chama-se período medieval da contabilidade. Esse período, podemos talvez, considerado-lo o divisor de águas da contabilidade por causa do método das partidas dobradas apresentado por Paciolo. A contabilidade do mundo moderno é o período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. E o último período da contabilidade é o científico, que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

Neste breve exposto sobre a contabilidade e sua história mencionado acima, podemos notar a transformação e o aperfeiçoamento que ela sofreu. Após passar por tudo isso e ter inúmeras figuras intelectuais atuantes para desenvolvê-la, a contabilidade chega aos dias atuais com o status de uma ciência e os efeitos que ela vem sofrendo pela globalização são muitos. A globalização gerou a necessidade de harmonização das normas contábeis, o que teve forte impacto para os profissionais da área. A globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países.

O pleno andamento e a adoção das normas internacionais provocaram uma grande mudança cultural nos profissionais contábeis, as quais incluem a necessidade de relacionamento internacional com outros profissionais da área. O Brasil acordou após um sono de 30 anos no campo dos padrões contábeis e em 2008, através da Lei 11.638/07 e dos pronunciamentos técnicos (CPCs), iniciou a chamada convergência para os padrões europeus, o IFRS. Para aquecer ainda mais, o país introduziu em 2007 o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital). Hoje o contador tem um papel mais importante como gestor do que o de só atender às exigências do fisco, se antes a função principal dos profissionais era a prestação de informações para os órgãos governamentais, agora eles também auxiliam na gestão das empresas. É ele quem está preparado para entender às necessidades das empresas e auxiliá-las a tomar decisões. O fato é que os contadores e contabilistas, profissionais com formação superior e com técnico em contabilidade, respectivamente, têm um diagnóstico completo da companhia e conseguem contribuir de forma mais efetiva nas decisões estratégicas - como nas definições de investimento, por exemplo.

A chegada da tecnologia introduziu informatização em todas as áreas, inclusive na contabilidade, e muitos tiveram o desafio de se atualizar para um novo momento. O profissional de contabilidade hoje precisa ser multitarefa e tem que conhecer as leis e a tecnologia, atuando também como um gestor, além disso, para garantir que os serviços sejam prestados de forma segura e correta, é preciso uma constante atualização por parte deste profissional. Para lhes facilitar o convívio com culturas e valores organizacionais distintos, os profissionais devem ter uma atualização contínua em todos os aspectos, técnicos e comportamentais, e também porque todos os dias a legislação apresenta novidade. O contabilista se forma, mas nunca deve parar de obter conhecimento e estar por dentro de tudo o que acontece no mundo. Tanto é importante essa constante atualização, que hoje a falta de qualificação é um dos principais problemas enfrentados na contratação de profissionais no setor, que está ganhando visibilidade a cada ano, fato esse constatado pela realização da prova de suficiência que pode ser entendida como um controle para a qualidade da profissão, visto que apenas as pessoas aptas recebem seu registro de contador ou técnico em contabilidade, tendo assim a permissão para atuar na área.

O espaço social e econômico, ampliado pela dilatação dos mercados, com a constituição de autênticas unidades comerciais entre nações, exige das demonstrações contábeis a qualidade de serem estas entendidas em todos os lugares da mesma forma. Uma linguagem contábil uniforme passa a ser requerida nos espaços que pretendem, também, a uniformidade no trato e na compreensão dos fatos ocorridos com a riqueza. A Lei nº 11.638, sancionada pelo Governo Federal brasileiro no final de 2007, altera a antiga lei das Sociedades por Ações, de 1976, e determina que todas as empresas brasileiras de capital aberto, deverão apresentar seus demonstrativos financeiros elaborados segundo a norma internacional de contabilidade, a IFRS. O principal objetivo da nova Lei, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008, é a atualização das regras contábeis brasileiras e aprofundar a harmonização dessas regras com os pronunciamentos internacionais, em especial os emitidos pelo International Accouting Standards Board (IASB), por meio dos International Financial Reporting Standards (IFRS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com