TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

UNOPAR 31/05/2015

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem com o intuito de mostrar as inúmeras formas de como nós, contadores podemos atuar nas organizações. E de como precisamos agir com a globalização mundial, todo o mercado esta mudando e mudara mais ainda com o avanço tecnológico, cultural e organizacional.

As leis brasileiras mudaram para se adequar as normas internacionais de contabilidade, tendo que o consumismo aumenta no decorrer dos tempos, e que hoje em dia esta muito diferente do que era antigamente. Mas que tudo melhorou, mas ainda existem campos para fazer um aprimoramento mais complexo.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade surgiu com a necessidade que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando vias para aumentar mais os seus bens, logo surgiu as necessidades de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação de registro, sendo assim foram as primeiras administrações que tomaram frente desse novo tipo de controle que os seres humanos necessitava.

Surgiu com a necessidade e evoluiu com o passar dos anos adequando-se ao desenvolvimento da sociedade.

O liberalismo econômico surgido na Inglaterra ao longo do século XII, pode ser considerado o pontapé inicial no processo de aceleração no desenvolvimento das atividades contábeis, a evolução da contabilidade deve-se em grande parte a Revolução Industrial, tal que neste período o aumento de negócios tornou imprescindível à necessidade de exames contábeis tanto na parte comercial como na parte financeira das empresas. A exigência de um grande volume de capital entre as empresas, tornando necessária a separação entre os investidores e os administradores favorecendo a atividade contábil que então se tornou indispensável na elaboração de relatórios demonstrados a proprietários ausentes. (ANTUNES, 2004 p. 68).

O objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para a tomada de decisões. O seu conceito é, “contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”, sendo uma das áreas mais importantes para empresa, pois ajuda na tomada de decisões e os demais setores empresariais.

A sua finalidade é assegurar o controle do patrimônio e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais. Tendo como base a função administrativa, que é controlar o patrimônio, e a função econômica, de apurar o resultado.

Com o avanço e o aprimoramento na contabilidade, novos meios foram criados para ajudar nesse processo, com novos conceitos, leis, a informática em pro do profissional contábil e outros aspectos, veio junto a globalização, criando uma ligação com outros países, abrindo um campo extenso de descobertas e trocas de informações. A globalização é um processo de aprofundamento internacional na integração econômica, social, cultural e política.

A globalização e a evolução tecnológica abriram o mercado internacional, criando novas oportunidades e fronteiras com países distantes. Com essas evoluções o profissional contábil necessita de algumas atualizações, ao qual deverão ser mais flexíveis, estudiosos e bem informados para atuar, não somente a nível nacional, mas internacional, neste mercado cada vez mais competitivo.

Já no Brasil a globalização foi umas das suas principais influencias de modelo econômico, se espelhando em países desenvolvidos. De acordo com Antunes (2004), os avanços tecnológicos surgidos na década de 90 impulsionaram, de forma acentuada a globalização, propiciando uma melhor comunicação fluindo assim diretamente na economia e nas finanças dos países. Foi na década de 90 que ouve o fortalecimento da globalização no Brasil, com abertura econômica, a entrada dos grandes sistemas de telecomunicações e a Internet Banda Larga, impulsionando de forma definitiva.

A globalização trouxe ao país muitos investidores, e vários deles participaram da economia brasileira, através da Bolsa de Valores, mas quando esta cai o Brasil sai muito prejudicado. A economia brasileira acaba sendo muito afetada com as oscilações do mercado.

A globalização influencia nos aspectos socioeconômicos de diversos países, trazendo assim alterações na Contabilidade dos mesmo, mudando paradigmas e adentrassem a realidade da internacionalização das normas contábeis nacionais. A globalização influencia tanto da forma positiva quanto da forma negativa, levando a disseminação do conhecimento contábil, possibilitando a países pequenos e em desenvolvimento, acesso a esse conteúdo. Fazendo com que pesquisadores, professores e alunos, se adaptem as mudanças em relação às novas normas, práticas, objetos e conceitos contábeis.

Diante destes fatos a harmonização da globalização com a Contabilidade se torna inegável e inevitável. Porém, Feitosa (2001) nos mostra que: “a padronização de uma estrutura global para as demonstrações contábeis tem avançado, mas ainda não é uma realidade.” Desta forma cada dia mais os países se adéquam ao padrão internacional, as alterações nas normas contábeis acontecem a todo momento caminhando para uma possível unificação futura.

A adequação aos moldes internacionais de Contabilidade também busca alcançar objetivos tais como: melhorar a área contábil, atender as necessidades dos investidores e facilitar as atividades das empresas.

A contabilidade internacional necessitou de órgão devido a grande necessidade de um padrão de demonstração dos resultados contábeis entre diferentes países, foi criado assim, o International Financial Reporting Stnadards (IFRS) que pode ser traduzido como Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade, que tem como objetivo de desenvolver um modelo padrão de normas contábeis internacionais, para obter transparência e comparabilidade adequada na elaboração de Demonstrações Contábeis, atendendo ao publico interessado. Desta forma o IFRS surge surge para criara uma contabilidade padrão entre os países, mas mesmo assim os países continuaram com suas singularidades culturais e econômicas, e as mesmas sempre deverão ser levadas em consideração.

Figura 1: Um mapa onde mostra onde o IFRS já foi ou esta sendo adotado.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com