TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financiamento de Importação

Artigo: Financiamento de Importação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

pela Resolução 63 do Banco Central. Os bancos repassam aos tomadores locais, em moeda estrangeira, os recursos captados no exterior por meio de lançamentos de bônus e outros instrumentos financeiros. Todas as condições do empréstimo original, com datas de pagamentos de juros e amortização, taxas de juros e imposto de renda sobre a remessa de juros, coincidem com os vencimentos do empréstimo original. O prazo máximo da operação para o tomador local não pode exceder o vencimento do empréstimo original, mas o banco pode repassar o recurso por um prazo menor. O banco local cobra do tomador uma comissão de repasse, que pode ser antecipada ou paga juntamente com os juros, e sobre essa comissão não incide Imposto de Renda, por ser paga em moeda nacional.

Financiamento de Importação

Os bens adquiridos no exterior podem ser financiados por bancos do exterior. Em vez de o importador desembolsar as compras à vista, o banco do exterior paga à vista ao exportador e o importador fica devendo a esse banco do exterior. No vencimento do financiamento, o importador fará a remessa financeira pela compra de mercadorias.

ARRENDAMENTO MERCANTIL

O arrendamento mercantil (leasing, em inglês) é uma forma de financiamento de bens do Ativo Imobilizado. A ampla aceitação dessa modalidade de financiamento pelas empresas está baseada no princípio de que o lucro é gerado pela utilização do bem e não por sua propriedade.

A operação de leasing consiste em uma empresa arrendadora adquirir um bem do fabricante (ou comerciante) escolhido pela arrendatária e arrendá-lo a esta mediante o recebimento de prestações periódicas (que podem ser mensais, trimestrais etc.). O bem adquirido fica contabilizado como Ativo Permanente da arrendadora até sua eventual venda para arrendatária. O objeto do arrendamento pode ser: bens móveis ou imóveis, novos ou usados, de fabricação nacional ou estrangeira, contratado em moeda nacional ou em moeda estrangeira, com as arrendadoras nacionais ou estrangeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com