TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Publica

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 13

SUBSISTEMA DE ORÇAMENTO

Elivânia Carlos Sousa da Costa ¹

Fabrício de Jesus Amorim²

Sabrina Bispo de Souza³

Vanessa de Oliveira Silva4

RESUMO

O orçamento é um plano financeiro das atividades futuras, servindo como um demonstrativo de situações desejadas. Na gestão da organização, ele apresenta objetivos e metas em termos financeiros, assinalados no planejamento estratégico e tático, fornecendo referências para que o administrador possa tomar decisões e coordenar adequadamente os recursos materiais, financeiros e humanos.

Este é formado por um conjunto de peças orçamentárias, como: orçamento de vendas, de produção, de matérias-primas, de custos indiretos de fabricação, de despesas administrativas e comerciais: e orçamento de investimentos, que agregados formam as projeções de resultado financeiro e econômico.

O orçamento delega responsabilidades quanto à busca dos objetivos, estabelecendo metas claras de receitas e despesas, e, conforme o envolvimento das pessoas, cria-se uma grande responsabilidade para que seja cumprido. Possibilita ainda um efetivo controle dos resultados alcançados, verificando as causas das variações para decidir uma solução, e ainda efetuar mudanças nos planos para adaptar-se a situações não previstas.

Em geral, o orçamento tem por finalidade planejar financeiramente, objetivos, fornecendo dados para coordenar as ações no seu alcance, comunicando e motivando os envolvidos na execução do plano e controlando e avaliando os resultados alcançados durante a sua execução.

Novembro. 2015

UnirG, Gurupi, TO, Brasil

1 INTRODUÇÃO

Segundo CREMONEZZI et al (2010) o Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.

“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, (2004), p. 11 apud CREMONEZZI (2010)).

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos. (CREMONEZZI, 2010).

2 METODOLOGIA

2.1 METODOLOGIA DA PESQUISA

De acordo com Lakatos e Marconi (2010), a especificação da metodologia da pesquisa é a que envolve uma quantidade questões em um só tempo, tais como: Como? Com quê? Onde? Quanto?.

2.2 MÉTODOS DE ABORDAGEM

Quanto à abordagem da pesquisa, classifica-se como qualitativa

Marconi e Lakatos (2010) explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análise mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de comportamento. Assim, o que percebemos é que a ênfase da pesquisa qualitativa é nos processos e nos significados.

2.2.1 Tipo de Pesquisa

O método utilizado neste artigo será a pesquisa bibliográfica.

De acordo com Carvalho (2013) "a pesquisa bibliográfica é a atividade de localizar e consultar fontes diversas de informação escrita, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema".

Assim, pesquisar no campo bibliográfico é procurar no âmbito dos livros e documentos escritos as informações necessárias para progredir no estudo de um tema de interesse. (CARVALHO, 2013).

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 SUBSITEMA DE ORÇAMENTO

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que e fundamental para a empresa independente de seu porte e ramo de atividade, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado.

Segundo CREMONEZZI et al (p.3) “O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.”

De acordo com CHAGAS; ARAÚJO, (2011) Todas as informações constantes do sistema contábil devem compor o orçamento. A contabilidade tem como finalidade dar suporte á tomada de decisão por meio de informação úteis, por ter conhecimento da organização como um todo o contador registra os fatos, compila os dados e fornece informações por meio da demonstração contábeis. Os gestores com base na informação traçam os objetivos da organização, assim como os meios para execução dos mesmos.

O orçamento empresarial é a técnica na qual os interesses coletivos são agrupados e implementados, utilizando as informações contábeis como base para analise de desempenho, planejamento e execução de metas, gestão de estratégias e comparação de resultado. Trata-se de uma ferramenta utilizada para planejar e controlar o que as empresas precisam para satisfazer seus clientes e ter sucessos no mercado. CHAGAS; ARAÚJO, (2011, p 6)

O orçamento auxilia no controle uma vez que a organização pode comparar as ações que foram estimadas e as que estão sendo realizadas, fazendo correçõesna medida em que os eventos se distanciem do planejado, além de identificar fatores que não tinham sido observados na fase do planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com