TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação teórica e revisãoibliográfica

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Introdução ….………………………………………………………………………………

2. Problema ..…………………………………………………………….……………………

3. Hipóteses ..………………………………………………………….………………………

4. Justificativa .……………………………………………………...…………………………

5. Objetivos .……………………………………………………...……………………………

6. Fundamentação teórica e revisãoibliográfica...…………………………………………

7. Metodologia ………………………………………………………………………………

8. Cronograma ………………………………………………………………………………

9. Referências ……….………………………………………………………………………

1. APRESENTAÇÃO

No Brasil, nove em cada dez empresas são classificadas como micro ou pequena empresa, segundo pesquisas realizadas no ano de 2014 pelo SEBRAE (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No qual absorvem maior contingente de mão de obra em relação às de grande porte, mas muitas dessas empresas não suportam as pressões econômicas e acabam encerando suas atividades em menos de dois anos. De cada 100 empresas abertas anualmente no Brasil 70 fecham antes de completar cinco anos. Muitos empresários defendem que o principal motivo para o fechamento de suas empresas seria a instabilidade econômica; dificuldade para aquisição de financiamentos, juros altos, queda do poder aquisitivo, etc. Porém, o que se pode observar que há controvérsias, o principal motivo seria a falta de planejamento tanto financeiro como estratégico.

As dificuldades por parte dos empresários da não utilização dos princípios contábeis também se destaca como um dos fatores que podem levar a descontinuidade das empresas, uma vez que elas foram criadas para que a contabilidade pudesse assegurar o patrimônio das entidades e fornecer informações financeiras confiáveis, a sua não observância poderá dificultar o funcionamento da atividade da empresa devido às mutações patrimoniais sofridas podendo leva a descontinuidade.

O princípio da entidade, objeto dessa pesquisa, é um dos pilares de uma entidade, e mesmo que não haja uma hierarquia de um princípio sobre o outro é nele que se fundamentam os demais princípios, que foram criados para auxiliarem na gestão das entidades e a não observância pode ate levar a descontinuidade das entidades.

2. PROBLEMA

A importância dos princípios contábeis para a continuidade das micro e pequenas empresas e a não utilização do principio da entidade.

3. HIPÓTESES

• Dificuldades no gerenciamento dos negócios

• Falência das micro e pequenas empresas

• Mutações patrimoniais sofridas pela não observância do principio da entidade.

4. JUSTIFICATIVA

A não observância dos princípios contábeis é um dos fatores que pode ocasionar a descontinuidade das atividades das micro e pequenas empresas, devido às informações contábeis não se tornarem confiáveis, visto que, a continuidade das entidades depende da conduta e decisões que são tomadas diariamente pelos empresários-administradores. Conhecer as dificuldades por eles enfrentadas na administração de seus negócios faz-se fundamental para que os profissionais da contabilidade possam executar seu trabalho com eficácia, fazendo cumprir o que determina as leis que regem sua profissão e ao mesmo tempo auxiliando os empresários no alcance dos seus objetivos organizacionais, porém, se para os contadores é simples o entendimento e a aplicação desses princípios, para os empresários torna-se complicada esta compressão e isto influencia na continuidade da atividade empresarial.

5. OBJETIVOS

Objetivo geral

Apresentar aos empresários das micro e pequenas empresas que a não observância dos princípios contábeis pode causar a descontinuidade das empresas.

Objetivos específicos

• Conceituar os princípios contábeis

• Demonstrar a importância da observância do princípio da entidade

• Apresentar em dados o número de empresas que encerraram suas atividades nos últimos 10 anos.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

6.1. PRINCÍPIOS CONTABÉIS

Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.

No Brasil, com forte tendência para a internacionalização, os princípios estavam organizados em sete Princípios Fundamentais de Contabilidade, de acordo com a resolução CFC Nº 750/93, de 29 de dezembro de 19931 . São chamados de Princípios Contábeis, de acordo com a resolução CFC Nº 1282/10, de 28 de maio de 2010 2 . Atualmente são seis (o princípio da correção monetária foi revogado). (Resolução CFC nº. 1282/10).

6.1.2 PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com