TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da contabilidade

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

PORTO VELHO

2015


 

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Contabilidade do 1° semestre

Orientador: Prof. Alcides José da Costa Filho,

          Regina Lucia S. Malassise,

          Maria Eliza Correia Pacheco,

          Suzi Bueno de Almeida

PORTO VELHO/RO

2015


1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é fundamental para o bom desenvolvimento de toda e qualquer organização. E, como tudo na vida, se adequa ao momento, a cultura, a política e ao próprio homem, as ciências contábeis sofreu grandes mudanças em sua legislação. As empresas tiveram que adequar-se a essas mudanças, mudanças essas que provocaram alterações na lei 11.638/2007 obrigando-as a estarem em acordo e obediência a um padrão internacional, no que diz respeito aos lançamentos dos dados contábeis, no intuito de facilitar e estreitar as relações comerciais no âmbito nacional e internacional. Isso tudo alterou de forma significativa o mercado consumidor.

A modernidade apresenta novidades, quebra de posturas, rompe com o tradicional e apresenta inúmeras vantagens a partir da tecnologia e facilidades por ela proposta. A internet tem sido uma ferramenta de grande importância no novo comportamento adquirido pelas pessoas. Estas mesmas pessoas passaram a adotar uma nova conduta, aderiu as inovações do mundo novo e adotou novos hábitos de consumo para que possa então, ser capaz de acompanhar o mercado atual e suas tendências contemporâneas, buscando assim, saciar sua insatisfação, já que a constante troca de produtos, a pouca durabilidade, o fator descartável e os lançamentos propostos constantemente pela publicidade, contribuem para esse tipo de comportamento.

Todo esse comportamento é bem diferente do vivido em tempos passados. Tempo este em que as pessoas primavam pela durabilidades dos produtos, o valor sentimental era algo que valia muito quando se tratava de descartar produtos, e , noutros tempos, não havia tantas ofertas: a concorrência tem crescido e muitos, e fortalecida pela publicidade, que é a responsável pela divulgação desses produtos, fazendo uso de uma linguagem poderosa para conquistar o consumidor.

Tudo isso afeta de sobremodo o quadro econômico dos países e, consequentemente, os demonstrativos contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é uma ciência que tem a obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma determinada empresa. Não é possível se falar em tomada de decisão sem antes, analisar os dados contábeis. Todas as empresas são obrigadas a possuir seu sistema contábil, conforme institui o código civil na Lei 10.406/2002. É esse sistema que oferece toda a evolução patrimonial.

A globalização é um fato que tem alterado culturas, costumes, regimes políticos e, é claro, econômico e porque não dizer também a contabilidade, que por sua histórica importância para a sociedade também teve que adequar-se as transformações trazidas pelo advento da globalização e da modernidade de uma forma geral. Isso se dá pela necessidade de manter um padrão internacional já que, com a globalização, houve uma ligação direta e constante entre a economia mundial.

A ciência contábil remonta a era pré-história, ao mesmo tempo em que vemos o surgimento das civilizações. A necessidade de um controle sobre suas posses sempre existiu – é inato ao homem, o fator administração é uma necessidade a humanidade, é sinônimo de organização e, sem essa tal organização, vem o caos. É a partir desse momento que vemos o nascimento da contabilidade, que é claro, evoluiu muito lentamente, pois, no início, antes do surgimento da moeda só havia direitos e obrigações. O comércio era feito à base da troca. Tudo acontecia de forma muito arcaica, porém organizada, pois buscava ordem na sociedade e, já apresentando uma leve fagulha do sentimento capitalista existente no ser humano.

O homem precisou de meios para sua organização “patrimonial”, estocagem de mantimentos, controle de suas produções e, tudo isso, ainda que de um modo arcaico era de grande valia para ele, pois era possível então, manter em ordem sua vida econômica

Com o advento e ascensão do capitalismo é que a contabilidade ganhou força e passou a ter o caráter eficaz que hoje apresenta. Nesse momento os dados passam a ser não somente registrados, mas porém, analisados, mostrando riscos estratégias de negócios, o que propiciou ao homem maiores vantagens no mercado.

.A partir de então, o processo de controle patrimonial pré-histórico passou a evoluir, abranger novas áreas e ganhar maior importância na vida do homem. A contabilidade hoje, não consiste apenas em controle de patrimônio, estoques e contas à pagar ou receber; abrange um sentimento mais amplo; ganhou maior significado pois estende-se desde a pessoa física as entidade governamentais e não-governamentais. Para tanto, com a globalização emergindo, a contabilidade precisa acompanhar o ritmo no qual a sociedade está inserida, não podendo ficar para trás: Agilidade, confiabilidade e transparência passaram a serem características marcantes das ciências contábeis, uma vez que é imprescindível uma empresa sobreviver sem ela.

Dentre tantas mudanças, dando uma ressalva maior a facilidade que existe na troca das informações, a globalização passa a estar mais presente no setor contábil, provocando um processo evolutivo inserindo os países subdesenvolvidos no mercado mundial, uma vez que seus dados ficam disponíveis a todos quantos quiserem conhece-la, contribuindo para uma possível melhora nos investimentos interno-externos proporcionando o crescimento econômico de países em ascensão. Essa é uma contribuição da globalização para o setor contábil louvável, pois se apresenta de forma humanitária e igualitária: toda a sociedade empresarial acaba sendo beneficiada de forma mais coesa com um grau menor de privilégios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com