TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da contabilidade

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 12

                                             [pic 1]

  FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

                                       ADNA SERRANO SOARES

                                                           Marabá

                                                          Maio - 2015

                                   

                                           ADNA SERRANO SOARES

               Trabalho apresentado a Professores:     Josiane de Souza Ferreira, Vania de Almeida Silva Machado, Alcides José da Costa Filho, Suzi Bueno de Almeida, Clévia Israel Faria Franco, Mara Elisa Correia Pacheco, Marco Ikacuro Hifatomi.

                Disciplina: fundamentos da contabilidade

                Turma : Ciências Contábeis

               

     

                                                       Marabá

                                                    Maio – 2015

                                          SUMÁRIO        

        

1-INTRODUÇÃO        4

 

2-OBJETIVO        5

3-DESENVOLVIMENTO        6

4-CONCLUSÃO        11

         

5-BIBLIOGRAFIA         12

   

1-INTRODUÇÃO          

O mundo em sua contemporaneidade vivenciou e vivencia uma crescente demanda por um recursos seja eles quais forem e onde estiverem. Pós-modernidade ocupa um lugar de destaque neste cenário, pois pôde oferecer aos seres humanos uma visão mais ampla de seu papel e como poderia fornecer mecanismos transformadores em um mundo que até então parecia sem tantas inovações tecnológicas. Aliado a isso, o terceiro milênio marca um período de buscas e desapegos, tais como : objetos de uso coletivo, relações interpessoais e entre outras. Entretanto, o que mais é criticado por muitos pensadores pós-modernos e entre eles Zygmunt Bauman é a sociedade consumista, com sua crescente falta de pudor em possuir determinado itens que muitas das vezes são meros caprichos.

Ressaltando também papel da contabilidade e sua evolução ao longo dos anos com as grandes transformações ocorridas que impactaram a pós-modernidade ao longo dos tempos. E como o Brasil, tem sofrido diversas modificações sejam elas positivas e negativas, abortando o que pode ser feito para provocar modificações ainda mais inovadoras.

2-Objetivo:

Demonstrar  através de uma visão mais ampla uma sociedade e suas ramificações em forma de consumo. Destacando pontos conflitantes, entre consumir com seja o que lhe for de interesse , porém usando a razão e não deixando influenciar pelos meios midiáticos que atinge a sociedade induzindo obter algo sem tanta necessidade. Com isso, apresentar argumentos baseado em uma visão do autor. Além disto, demonstrar as demandas e mudanças de padrões ao longo dos tempos, juntamente com o papel da globalização como elemento modificador dos mercados clássicos científicos e pós-modernos. Dando um destaque especial para o Brasil e como ele está inserido neste contexto de constantes modificações.

3-DESENVOLVIMENTO

  •  Comparativos entre os mercados consumidor  no período das teorias clássicas e cientificas e o período atual ,influenciando a Globalização.  

     A melhor forma de explicar um fenômeno atual e muitas das vezes estudando sua vida pregressa. Com isso, pode-se destacar as duas grandes revoluções que serviram de base para o que tem-se hoje e elas : Revolução Industrial no século XIX   e a Revolução Cientifica são dois grandes exemplos de economias clássicas . Basta um rápida analise para perceber-se que naquele período o trabalhador como era chamado, não passava de uma engrenagem deste sistema e sem a menor expressão do pensamento, ou seja, ele apenas apertava parafusos , mas não sabia o porque ou o que iria gerar depois pela força do seu trabalho. Aliado a isso, o trabalhador vivia alienado depende das grandes industrias em um tempo onde o crescimento industrial era grande, porém desordenado e sem maiores evoluções. A maquina a vapor sem dúvida mudou o conceito de como produzir, pois foi através dela que que surgiram a maioria das inovações daquele período, tais como a máquina o trem “ Maria fumaça” e as caldeiras das grandes fábricas.

A Revolução Cientifica diferentemente da Industrial trouxe uma visão menos  empírica e pautando-se sempre como uma linha de pensamento critica sobre determinados fenômenos sejam eles de natureza físicas, químicas e matemáticas. O principal idealizador desta nova forma de pensamento era Isaac Newton com sua teoria que todos os corpos tendem ao equilíbrio. Entretanto, a Economia Clássica abriu um grande espaço para filósofos do mundo inteiro lançarem suas correntes de pensamentos. Entre eles Karl Marx que profetizou a queda das teorias clássicas caso não houvessem uma organização muito maior do que aquela do século XIX em que crítica a Revolução industrial. Os principais avanços no mundo e ainda mais no campo da economia ocorreram em sua grande maioria depois de grandes crises financeiras, para tal afirmação é quase impossível não citar a Crise 1929 que simplesmente devastou as principais bolsas de valores no mundo, com isso muitas pessoas que investiram milhões e apenas contando com a especulação do mercado, sentiram o gosto amargo de não haver politicas mais sérias voltadas para proteção financeira da pessoas. A partir de então iniciou-se uma verdadeira reforma no capitalismo e o mesmo ganhou novas formas com mais participação do governo, agora não mais alheio e com mais proteção, ou seja, o prejuízo seria compartilhado, porém o investidor correria mais riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com