TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da economia

Por:   •  3/11/2015  •  Ensaio  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

aminho de Aprendizagem do conteúdo “Fundamentos de Economia”

Curso Ciências Contábeis

Produzido pela Professora Rachel Niza

 

A disciplina Fundamentos de Economia,  tem como objetivo principal, permitir que você aluno, conheça, os elementos da Ciência Econômica. Para entender esta ciência, precisamos visualizar suas diversas áreas e campos, tais como pensamento econômico, macro e macroeconomia, economia internacional, finanças públicas e economia brasileira.  A análise empírica de temas econômicos nacionais e internacionais da atualidade permite a mediação entre os conceitos ensinados e o mundo cognitivo de cada um de nós.

Quando você consegue visualizar as noções básicas da Ciência Econômica, torna-se possível iniciar um debate contemporâneo, afinal, devagar você elabora um raciocínio lógico ao trabalhar estes conceitos econômicos iniciais. Estudar Economia e seus fundamentos, consiste simplesmente em reconhecer o mundo que nos rodeia. Independentemente de onde você more, onde você trabalhe, qual o valor do seu salário, como é sua família, os amigos que você tem, estamos sempre tomando decisões econômicas. Isto acontece, devido ao fato de em todo e qualquer cenário da Economia , existirem uma quantia ilimitada de necessidades que devem ser atendidas por um número limitado de recursos.

A partir do momento em que conseguimos relacionar aquilo que é necessário fazer, com aquilo que podemos fazer, podemos considerar que existe um diálogo econômico. Para compreender este fato, mais facilmente, basta pensarmos em nossas necessidades. Quais são os recursos que utilizamos quando precisamos de algo? Como fazemos em situações de emergência, onde não temos dinheiro para tudo?

Diante de questionamentos como aqueles que abordamos acima, o pensamento econômico foi sendo construído.Naturalmente, as ideias se modificaram, se aprimoraram com o passar do tempo. Considere que são diferentes as necessidades na Idade Média, no período da Revolução Industrial, na Crise de 1929, no período da Ditadura Militar, e no governo atual. Alguns problemas persistem, se repetem , mas sempre com características do momento em questão. Isto, permite que  o pensamento econômico seja composto por uma série de correntes, todas elas com pontos de vista peculiares.

Verifique que o entendimento da Economia, demanda uma observação constante dos fenômenos que nos rodeiam. Cada período, cada região, cada setor, cada grupo social, sofrem influências diversas e são impactados de maneira distintas pelos inúmeros fatores que nos cercam.

 

Saiba mais:

 

Consulte o e-book, Introdução à Economia, de Carlos Mendes, Cícero Tredezini, Fernando Borges e Mayra Fagundes. Disponível em : http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/banco_objetos_crv/%7BB7A0DFD7-DACD-437A-9750-5433A38C5A39%7D_Ambiente%20empresarial%20-Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Economia-2.pdf. Através desta consulta você descobre mais detalhes sobre o que acabou de estudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com