TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e de economia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista, oligopólio. A conceituação de cada uma das estruturas segue abaixo:

Concorrência perfeita – é o mercado em que nenhum agente possui a capacidade de influenciar os preços, cada empresa age sozinha, sem levar em conta as decisões das outras (SILVA, 2012). Caracteriza-se como o mercado em que existem muitos compradores e muitos vendedores, o mercado para ser considerado de concorrência perfeita deve atender os seguintes requisitos:

 Homogeneidade do produto – não existe diferença entre os produtos, os produtos de empresas diferentes são substitutos perfeitos;

 Transparência do mercado – as condições em que o mercado opera, são conhecidas de todos os participantes; todos tem acesso a toda informação relevante;

 Liberdade de entrada e saída de empresas – as empresas têm facilidade em entrar e sair da atividade;

 Acesso à tecnologia – todas as empresas já instaladas e as que podem se instalar, possuem acesso idêntico a tecnologia e fatores de produção (SILVA, 2012).

Na concorrência perfeita quem determina a oferta, a demanda e o preço é o mercado, o preço é um dado fixo que as empresas não poderão influenciar. Toda e qualquer possível exploração do consumidor é eliminada, os preços são justos, são iguais aos custos, já incluso o lucro normal. Este mercado, no entanto, não é encontrado na prática com facilidade, a bolsa de valores pode ser citada como um exemplo de mercado de concorrência perfeita, pois o produto ali negociado é homogêneo, existem milhares de compradores e de vendedores, todos conhecem os preços praticados para a ação, há também livre entrada de compradores e vendedores no mercado.

No campo da economia algumas vezes percebe-se o desejo dos comerciantes em maximizar os lucros, sob qualquer condição e qualquer lugar, do outro lado de uma relação econômica encontra-se o consumidor, buscando sempre o melhor preço (SANTIAGO, 2014).

Monopólio – palavra originária do grego “monos” = um; “polein” = vender, significa “um para vender” (INFOESCOLA, 2014). Monopólio é o mercado oposto à concorrência perfeita existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço, o monopolista tem controle absoluto sobre o preço de seu produto, o preço é fixado no nível em que os lucros totais sejam maximizados, isso pode ocorrer inclusive com valores baixos.

O preço no mercado monopolista é determinado pelas forças de mercado, levando-se em conta a oferta e a demanda. As empresas com base no preço de mercado decidem a quantia a produzir e vender, por outro lado os consumidores baseados no preço decidem quanto irão comprar (PINDYCK; RUBINFELD, 2006).

Ainda de acordo com Pindyck; Rubinfeld (2006), o monopólio puro é raro, existem pouquíssimos mercados nos quais poucas empresas concorrem entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com