TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 GESTÃO FINACEIRA E O ORÇAMENTO EMPRESARIAL        

2.1 CONCEITO DE GESTÃO EMPRASARIAL...........................        ...................................

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA.........................................................

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS....................        ...............................5

2.4 RISCO E RETORNO...............................................................................................

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS...............................................................6

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO.................................

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA O        7

3.1 CONCEITO DE ATUÁRIA        

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL        

4 DIREITO EMPRESARIAL        8

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES.................................

4.2 OBRIGAÇÕES DE EMPRESÁRIO E SOCIEDADES EMPRESARIAIS

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        0



  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho visa expor de forma sucinta, uma relação dos principais fatores e objetivos que dão motivações nas tomadas de decisão, dentro de um ambiente empresarial.  Os desafios da gestão de uma empresa não são poucos, porém uma administração bem sucedida depende não só das condições apresentadas em um momento presente, mas de informações acertadas e atualizadas. Capazes de prever um futuro com base no contexto globalizado e oscilante. Portanto, neste texto, abordam-se temas ligados aos setores de gerenciamento de uma entidade. Entre outros, o planejamento orçamentário, os recursos financeiros e os riscos inerentes à aplicação dos mesmos. Busca-se informações em variadas pesquisas bibliográficas expressas em livros, na internet e artigos publicados. Com a finalidade de alcançar resumidamente um entendimento conceitual dos assuntos propostos.

  1. GESTÃO FINANCEIRA E O ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A Gestão Financeira a aquela que atua na busca e no aumento da origem de recursos financeiros e na aplicação dos mesmos. O orçamento Empresarial envolve-se um esforço concentrado em analisar, controlar, planejar e aprimorar as informações financeiras.

Estas duas áreas discutidas neste tema são inseparáveis, pois uma depende da outra. Não há como orçar se não houver a previsão ou condições mínimas de obtenção do recurso. A gestão financeira fornece as informações sobre as disponibilidades atuais e as prováveis no futuro. O Orçamento dará um norte a partir destas informações.

  1. CONCEITO DE GESTÃO EMPRASARIAL

A gestão empresarial é criar soluções para que uma empresa alcance suas metas. Abrange todos os departamentos envolvidos no gerenciamento de uma empresa. Representa não só a tomada de decisão, mas todo o planejamento e atitudes que dão suporte para que a decisão aconteça de forma mais acertiva. No entanto fazer o certo no contexto empresarial exige engajar-se em objetivos comuns ligados diretamente à empresa. Segundo Peter Senge “Numa empresa, um objetivo comum muda a relação das pessoas com a companhia. Não é mais a empresa deles e passa a ser a nossa empresa”. Portanto, o gestor completo é aquele que consegue incorporar em si e seus comandados o trabalhar pela empresa.  

  1. GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

        O gestor financeiro tem a responsabilidade de fazer as analises em tempo hábil das demonstrações contábeis, bem como avaliar a situação dos estoques, verificar de perto os faturamentos e fluxos de caixa. Deve-se ter a percepção das mudanças no mercado nacional e global, buscando medir os impactos, suas consequências e as prováveis soluções de longo e curto prazo. O fluxo de caixa fornece suporte de dados, fazendo-se um Instrumento de gestão financeira, pois a partir dele se obtém informações das entradas e saídas de recursos e os saldos atuais, dando projeções para movimentações em períodos futuros.

As finanças estão relacionadas ao gerenciamento de uma organização e de suas áreas distintas, no que tange a utilização de informações e dados relevantes financeiros, sempre tendo como objetivo a maximização da organização, através da tomada de decisão eficaz. Joenice e Thiago, 2009. p. 1

  1. PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS

        Segundo Joenice, Thiago, a capacidade de administrar com sucesso depende do “saber administrar”. Esta habilidade é mais evidente na hora de decidir onde e quando investir, pois requer uma atenção aprimorada. O retorno da aplicação deve ser viável. Portanto, deve-se levar em consideração o grau de risco. Pois pode-se ter a viabilidade do retorno ou prejuízos. As principais decisões de investimento envolve decidir sobre os investimentos a curto e longo prazo, risco baixo, moderado ou alto, rentabilidade e tempo de retorno.  Segundo Assaf Neto os tipos de investimentos de uma empresa dependem da situação que ela esteja passando num dado momento. Segundo Assaf Neto as decisões financeiras “envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos na expectativa de se auferirem benefícios econômicos futuros.” ASSAF NETO, 2005, p. 34.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com