TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

MARINÊS RAMÃO

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

FRANCISCO BELTRÃO OUTUBRO DE 2014

MARINÊS RAMÃO

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho de pesquisa apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral do 4º semestre do curso de ciências contábeis.

FRANCISCO BELTRÃO OUTUBRO DE 2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                 4

1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL                        5

1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA                                                5

1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA                                        6

1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO                                        6

1.4  RISCO E RETORNO                                                                        7

1.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS                                                7

1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO                        9

2 NOÇÕES DE ATUÁRIA                                                                        9

2.1 CONCEITO DE ATUÁRIA                                                                 9

2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL                                                                10

3 DIREITO EMPRESARIAL                                                                10

3.1 SOCIEDADES EMPRESÁRIAIS E SOCIEDADE SIMPLES                         10

3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS         11

CONCLUSÃO                                                                                13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                         15

 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar os benefícios de uma boa administração, a Gestão Financeira e o orçamento empresarial são de grande importância na administração de uma empresa, ela visa o planejamento para que a empresa sejam bem sucedidas e rentável, tem por finalidade mostrar a importância de um contador em uma empresa, fornecendo informações para uma boa administração financeira.

O trabalho contem informações sobre gestão financeira, fluxo de caixas principais decisões de investimento, a analise dos riscos e retornos, também vamos falar sobre os principais orçamentos e os pontos positivos do orçamento para a gestão financeira.

 Gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros e tem como função possibilitar a empresa a atingir os objetivos, uma boa gestão de recursos financeiros reduz em grande numero as despesas financeiras o que é de grande preocupação das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita.

Nesse trabalho também vamos abordar o tema de noção de atuária e seu conceito, onde vimos que a atuária é uma ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas. O direito empresarial também esta presente nos assuntos abordados, a sociedade empresarial e a sociedade simples bem como as obrigações dos empregados e sociedades empresariais.

1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA

        Gestão financeira é o gerenciamento usado onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a qual deve  ser  administrada, ela tem como objetivo o crescimento da empresa gerenciado pelo grupo. A gestão financeira é um conjunto de atividades administrativas  as quais envolvem, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados financeiros gerados pelas operações empresariais, o objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

 A gestão deve ser efetuada da melhor forma para que se visualize a atual situação das empresas. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados, além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

O gestor tem a  funções de  fixar as metas a alcança-las através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. As principais funções da administração financeira são: Análise e planejamento financeiro, analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias,  a boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis, crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos, caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa, contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com