TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.412 Palavras (18 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

UN

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------        03

2 S ESENVOLVIMENTO--PPPPP------------------------------------------------------------------------        04

            VVVVVVVVVNNN

2.1 PROJEÇÕES DE RESGATE-----------------------------------------------------------------        04

VETARIO PERMANENTE-CONTROLE DE ESTOQUES------------------------        00

                 2

2.3 CONTALIZAÇÃO------------------------------------------------------------------------------        00

2.4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO---------------------------------------------------------    00

2.5 REGIONALIZANDO--------------------------------------------------------------------------     00

3 CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------         00

4 REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------        00

[pic 14]as dos negócios, para formar profissionais preparados para o ambiente empresarial, temos que adequar projetos pedagógicos conforme a necessidade de cada área, proporcionando aos acadêmicos uma visão centrada no futuro da sua profissão.

                                        JUAZEIRO

                                            2jjuju01[pic 15]1.0 INTRODUÇÃO

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas vêm passando pelo grande desafio da competitividade. Neste ambiente empresarial aonde a competição vem aumentando constantemente, as empresas procuram se estruturar, buscando novas técnicas de gerenciamento que garantam se destacar no mercado e as tornem mais competitivas. Ter conhecimentos e astucia empresarial se torna fundamental para as empresas serem competitiva. Neste cenário aonde a competição esta em alta obter conhecimento e informação se torna fator essencial para que as empresas consigam se manter no mercado. Frente a essas questões, a gestão financeira e orçamento empresarial e as noções de atuaria, aliadas ao direito empresarial, surge como uma ferramenta de suma importância para as organizações. Visto que para se ter uma correta administração é preciso buscar alternativas para obter vantagens competitivas. Assim a utilização correta e adequada das ferramentas citadas acima poderá oferecer condições para uma administração eficaz.
A relevância deste estudo esta em salientar a importância que tem a gestão financeira e orçamento empresarial e as noções de atuaria, aliadas ao direito empresarial para as empresas, pois a não utilização dessas ferramentas aumenta a possibilidade da empresa enfrentar uma crise econômica, poderá encontrar dificuldade financeira ou até mesmo implicar em falência e fechar as portas.

JUAZEIRO

2015

2.0 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 

A gestão financeira e orçamento empresarial têm grande importância para uma empresa, pois atualmente muitas empresas acabam fechando as portas por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. Ter um controle financeiro da empresa é de suma importância para a tomada de decisões.
Assim como a gestão financeira é uma ferramenta importante para saber a real situação da empresa o orçamento empresarial é uma ferramenta para avaliar a situação financeira futura da empresa.

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que visam maximizar os resultados econômico-financeiros através da eficiência operacional que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras, responsável pelas decisões e atuações, buscando uma melhoria nos resultados apresentados pela empresa, forma pela qual se estabelece antecipadamente as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos e metas estratégicas provenientes das atividades operacionais.
Assim como todo setor dentro da empresa, a gestão financeira possui objetivos claros, definidos e mensuráveis como:
● Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais. É necessário avaliar as aplicações, rentabilidade e custos dos períodos visando buscar o ponto de equilíbrio.
● Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificadas comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
● Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimento em capital fixo.
Assim os registros adequados permitem as análises e colaboram para uma correta administração permitindo que se visualize a atual situação da empresas. 
Para MARTINS e ASSAF (1993:67), em contrapartida, a gestão financeira não é monopólio da área de finanças:
“Podemos dizer que a função financeira se materializa, no cotidiano da empresa, por um processo contínuo de tomada de decisão. A mais complexa é a decisão de investimento, isso se explica entre outros motivos, porque a decisão de investimento é compartilhada pelas diferentes áreas funcionais da empresa. Em outras palavras, o tamanho e a composição do ativo de uma empresa é determinado, em grande parte, por decisões de executivos de áreas não financeiras, restando ao homem de finanças, na essência, a gestão de caixa em um envolvimento com as políticas de crédito e cobrança”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (482.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com