TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Por:   •  7/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

NP2

Integração Econômica

Integração econômica é um conjunto de acordos, convênios, normas, regulamentações estabelecidas entre dois ou mais países, com o intuito de promover o desenvolvimento conjunto de suas respectivas economias, a partir do aproveitamento das vantagens econômicas oferecidas.

A globalização da economia e da sociedade, baseadas na expansão do capitalismo e comandada pelo crescente domínio das incorporações transnacionais, esta levando ao desenvolvimento de uma nova ordem mundial. Esta nova ordem tem como características:

  • O fim da guerra fria;
  • O incremento da guerra comercial entre empresas e países;
  • A formação de blocos econômicos.

As formas de integração baseiam-se fundamentalmente, na vontade dos Estados de obter, por meio de sua adoção, vantagens econômicas que se definirão, entre outros aspectos, em termos de:

  • Aumento geral de produção, por meio de um melhor aproveitamento de economia de escala;
  • Aumento da produtividade, por meio da exploração de vantagens comparativas entre sócios de um mesmo bloco econômico;
  • Estímulo a eficiência, por meio do aumento da concorrência interna.

De acordo com a teoria do comércio internacional, existe, efetivamente, quatro tipos de tratados econômicos: Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.

Zona de Livre Comércio Acordo entre Estados destinados a, na etapa final, eliminar as restrições tarifárias e não tarifárias que incidem sobre a circulação de mercadorias entre os integrantes. Acordo circunscrito apenas a esfera comercial que não implica compromissos a respeito do intercâmbio de cada Estado com países externos ao bloco. A finalidade de um tratado de livre comércio é ampliar a exposição da economia dos países integrantes à concorrência externa, a fim de estimular ganhos de produtividade nacional. Ex: Nafta.

União Aduaneira Acordo circunscrito à esfera comercial, com duas metas:

  1. Eliminações das restrições alfandegárias;
  2. Fixação de uma tarifa externa comunitária.

Essa tarifa consiste em um imposto de importação comum cobrado sobre produtos provenientes de países externos. Sua finalidade é atrair investimentos produtivos para o interior do território recoberto pelo tratado. Ex: MERCOSUL ao bloco.

Mercado Comum Engloba as regras da união aduaneira com o objetivo de assegurar, além da livre circulação de mercadorias, a de capitais, serviços e pessoas, através das fronteiras políticas dos países integrantes. Ex: União Europeia.

União Econômica e Monetária Consiste em um mercado comum acrescido de uma moeda única. No seu interior, as moedas nacionais seriam substituídas por uma divisa comunitária, emitida e controlada por um banco supranacional. Ex: União Europeia.

MERCOSUL

I. O Processo de Integração Econômica se deu nos anos de 1960, com o intuito de diminuir as barreiras comerciais mantidas entre os mercados, visando obter vantagens econômicas. Atualmente a integração econômica acontece em quatro etapas. Quais são elas?

R: Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum e União Econômica e Monetária.

II. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi instituído em 1991 através do Tratado de Assunção. Desde então, houve pouca evolução do processo de integração regional, porém, sua área de abrangência expandiu com a entrada de membros- associados. Diferencie os países integrantes, dos membros- associados:

R: Os países integrantes são aqueles que provêm de todos os benefícios estipulados no acordo, e ainda possuem poder de decisão nas reuniões do bloco. Já os membros associados podem participar destas reuniões, porém, na qualidade de convidado (sem direito a voto), além de possuir uma quantidade limitada dos benefícios do bloco, que dependem da aprovação de cada país integrante.

III. De acordo com o Tratado de Assunção, quais eram os objetivos e princípios do MERCOSUL?

R: - Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países; - A eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente;

- O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros;

- A coordenação de políticas em foros econômico-comerciais, regionais e internacionais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

APEC

* 1-O QUE É O BLOCO APEC, COMO ELE FOI CRIADO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

R: É A COPERAÇAO ECONÔMICA DA ASIA E DO PACIFICO, FOI CRIADO E 1989 COM UM FÓRUM DE CONVERSAÇAO ENTRE MEMBROS DO PACIFICO E DA ASIA, É DE EXTREMA IMPORTANCIA POIS SOMADO A PRODUÇAO DE TODOS OS MEMBROS DO BLOCO ELE SE TORNA A METADE DA PRODUÇAO MUNDIAL.

* 2-EM QUAL PAÍS ESTA SITUADO A SEDE DA CONFERÊNCIA DO APEC?

R: SINGAPURA

* 3-QUAL O MOTIVO DOS MANIFESTANTES NÃO CONCORDAREM COM BLOCO APEC?

R: ELES CONSIDERAVAM EX PRESIDENTE BUSH UM ASSASSINO POR CONTA DA GUERRA DO IRAQUE.

ALCA

1- Sabemos que a ALCA teve início em dezembro de 1994, com uma reunião dos 34 líderes representantes dos países, tendo como objetivo promover a prosperidade mediante integração econômica. Cite 3 princípios da ALCA.

Igualdade soberana dos Estados, cuidados básicos de saúde e programas para erradicar a pobreza e o analfabetismo.

2– Na primeira reunião dos líderes, foram apresentadas 23 iniciativas sendo a ALCA uma delas. Qual era o objetivo principal da ALCA?

Eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias impostas ao comércio.

3– Quem foi o país idealizador? E qual sua real intenção com a formação do bloco?

Estados Unidos idealizou isso tudo, ele queria ter controle sobre toda a américa, por ser desenvolvido ele estaria pronto para concorrência com outros países, com a ALCA em vigor ele poderia abrir as portas para a América Latina inteira, tendo os outros países que investir muito para tornar-se competitivo, assim aos poucos os EUA controlariam a economia do continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com