TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerdau TRABALHO

Por:   •  20/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]


UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

EMPRESA GERDAU

MOSSORÓ/RN

2015

ALANA GISELE DANTAS CLEMENTINO

ANA PAULA DANTAS GOMES

CARLOS HENRIQUE DE LIMA ALVES

FERNANDO GUTIÉRREZ FREITAS DE OLIVEIRA

FRANCISCO DANIEL DA ROCHA SANTOS

MATHEUS MAIA PITOMBEIRA

Relatório apresentado à UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP, como requisito necessário para obtenção de nota para disciplina: AMBIENTES EMPRESARIAIS.

 Orientador (a): Herbert Vieira.

MOSSORÓ/RN

ABRIL/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. APRENSENTAÇÃO DA EMPRESA GERDAU        5

1.1 Ramo de atuação        6

1.2 Localização        6

1.3 Quantidade aproximada de funcionários        7

1.4 Regime Societário        7

1.5 Principais Produtos        7

1.6 Atuação no Brasil        9

1.7 Situação atual        10

1.8 Valor aproximado de mercado        11

1.9 Logística da empresa        11

1.10 Fatos relevantes mais recentes        13

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

Abordaremos ao longo do desenvolvimento deste trabalho uma apresentação da empresa Gerdau que é a maior distribuidora de produtos de aço no mercado nacional sendo a responsável por comercializa a mais completa linha de produtos longos e produtos planos, provenientes de outras produtoras de aço brasileiras. Temos como objetivo levantar informações sobre: ramo de atuação, localização, quantidade aproximada de funcionários, regime societário, principais produtos, sua atuação no Brasil, situação atual em relação ao seu desenvolvimento financeiro, valor aproximado de mercado, logística da empresa e os fatos relevantes mais recentes.


2.  APRESENTAÇÃO DA EMPRESA GERDAU

A História da Gerdau teve início em 1901 com uma pequena fábrica de pregos em Porto Alegre (RS). João Gerdau e seu filho Hugo lançam as bases da Gerdau com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris. Em 1946, Curt Johannpeter, genro de Hugo, assume a direção da empresa e comanda uma fase decisiva de expansão dos negócios.

Em 1969-1971 a empresa passou a produzir aço nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, além de ingressar no segmento de distribuição de aço, com a primeira Comercial Gerdau (SP).

Na década de 1980, deu início à internacionalização da Empresa, com produção local no Uruguai e Entrada na América do Norte, com a aquisição de usina na província de Ontário (Canadá). O que marcou a década de 80 foi pela expressiva expansão da atuação no Brasil, principalmente por meio de aquisição de usinas.

        O processo de expansão continuou na década de 1990. A Gerdau Adquiriu as empresas AZA no Chile e Aços Finos Piratini (RS). Também Adquiriu parte do capital social da laminadora na Argentina, Em 2005, a Gerdau assume seu controle. Em 1999, Foi marcando entrada no mercado dos Estados Unidos, com aquisição do controle de empresa norte-americana. Ao longo das décadas seguintes, Gerdau amplia sua atuação nos Estados Unidos de forma expressiva, por meio de aquisições de usinas nos principais mercados do país, tornando-se a segunda maior produtora mini mill dos EUA. Gerdau S.A., empresa de capital aberto no Brasil, é listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Em 2005, Gerdau marca sua entrada na Europa, com aquisição de participação acionária em empresa espanhola, voltada para o segmento de aços especiais. Passa a ter a participação indireta em empresa produtora de aços especiais no Brasil. Em 2013, inicia a produção própria de aços planos no Brasil.

Gerdau em 2014 realiza fusão de suas operações na República Dominicana com empresa Metaldom, formando a Gerdau Metaldom, voltada para atendimento dos mercados da América Central e do Caribe.

1.1 Ramo de atuação

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou  atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações.

1.2 Localização[pic 6]

Fonte: www.gerdau.com.br

A sede da Gerdau se localiza em um escritório de Porto Alegre no endereço:
Av. Farrapos, 1811 – Floresta CEP: 90220-005 - Porto Alegre/RS.

A Comercial Gerdau está presente em todas as regiões do território Nacional. Suas filiais estão distribuídas de forma a melhor atender seus clientes, disponibilizando seus produtos e serviços, com uma maior conveniência de entrega. A Gerdau possui operações industriais em 14 países que são: na Argentina, no Brasil, no Canadá, no Chile, na Colômbia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Guatemala, na Índia, no México, no Peru, na República Dominicana, no Uruguai e na Venezuela. – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

1.3 Quantidade de funcionários

Tem aproximadamente mais de 45 mil colaboradores e é um dos principais diferenciais competitivos, promovendo um bom índice de empregabilidade.

1.4 Regime Societário

O Regime Societário é de uma sociedade anônima. Em 1947, a empresa se tornou uma companhia de capital aberto, sendo que suas ações estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

1.5 Principais Produtos

Arame para Cerca Elétrica: proporciona a condução da energia ao longo de toda a sua extensão, pois possui tripla camada de galvanização, o que aumenta a condutibilidade do fio por um período maior com relação aos arames comuns. Resiste aos impactos dos animais, mesmo que involuntários. [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (389 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com