TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Riscos e Seguros Veiga

Por:   •  4/6/2019  •  Exam  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

Diversas coberturas podem ser contratadas para o risco de pessoas, os quais, geralmente, abrangem morte, invalidez temporária ou permanente, doença e perdas de renda. As diferentes modalidades, porém, direcionam a indenização para fins específicos. Identifique, entre as alternativas a seguir, qual a modalidade de seguro onde a indenização por sinistro não é paga ao beneficiário, mesmo que na forma de reembolso.

Seguro Prestamista

As coberturas para o seguro de veículos são definidas como básicas e adicionais e podem variar de acordo com a companhia seguradora ou vontade do segurado. No caso das coberturas básicas, existem duas modalidades: a cobertura básica no. 1, também chamada de compreensiva e a cobertura básica no. 2. Diferencie as modalidades de coberturas básicas: básica no.1 ou compreensiva e básica no.2.

A cobertura básica no.1 indenizará o segurado em eventos de incêndio, roubo ou furto e danos de natureza diversas ao veículo, totais ou parciais, enquanto a cobertura básica no.2 indenizará o segurado em caso de incêndio, roubo ou furto total do veículo e ainda colisão, abalroamento, capotagem e derrapagem, quando decorrentes de roubo ou furto total do veículo.

A chamada Técnica de Incidentes Críticos (TIC) é utilizada para identificação de situações de erros frequentes e de locais onde há pouco nível de segurança, contribuindo para a ocorrência de acidentes com lesões reais e potenciais. É realizada através de entrevistas junto a uma amostra aleatória de pessoas que trabalham em determinada empresa, colhendo informações sobre incidentes e acidentes ocorridos em sua área de trabalho. Justifique a aplicação desta técnica nos processos de gestão e gerenciamento de riscos empresariais.

Quanto maior a quantidade de incidentes críticos relatados maior será a aproximação com a realidade.

As coberturas e seus critérios de contratação variam de acordo com a modalidade de seguro contratado, no caso do seguro de bens, o valor segurado não pode ultrapassar o valor do mesmo, mas sua contratação oferece diferentes opções ao futuro segurado. No caso de seguros para veículos, diferencie a modalidade “valor determinado” da opção por “valor de mercado referenciado”.

Para o “valor determinado” a indenização integral seguirá o valor definido na apólice no ato da compra do seguro, sempre limitado ao valor do bem, enquanto que no “valor de mercado referenciado” a indenização integral o segurado receberá o valor constante de uma tabela de referência acrescido de um fator de ajuste, ambos inseridos na apólice.

A identificação dos riscos a que uma corporação está exposta consiste na primeira etapa da gestão dos mesmos, após um processo de análise, se concretiza então o plano de gerenciamento dos mesmos. Estabeleça uma relação entre os chamados controle e financiamento dos riscos.

Enquanto o controle se concentra na redução do números e severidade dos sinistros, o financiamento consiste na contratação de cobertura para os riscos remanescentes.

O conceito de risco é o ponto de partida para processos de mitigação dos mesmos, seja através de ações preventivas e minimizadoras, ou pela simples contratação de coberturas através de apólices de seguros. Reconheça, entre as opções abaixo, o conceito a base inicial de gestão ou gerenciamento de risco:

Processo sistemático usado para a identificação e avaliação de exposições a riscos puros que se apresentam a organizações e a indivíduos.

A gerência de riscos deve permear toda uma organização, uma vez que nas mais diversas atividades as possibilidades de perdas ou curso anormal de uma operação existem. Quando um executivo toma decide pela incursão em um determinado projeto, por exemplo, suas decisões devem levar em conta os riscos que envolvem a atividade, assim como os perigos a que a organização estará encontrando pela frente. Explique, caso seja pertinente a diferença entre risco e perigo.

O risco se manifesta de maneira genérica, sendo inerente à decisão de se fazer algo, enquanto o perigo consiste nos diferentes percalços que podem ocorrer neste caminho.

A seguridade social abrange diversos benefícios ao cidadão, entre os quais podemos destacar a renda em seu período de aposentadoria e coberturas para eventos como morte e invalidez, permanente ou temporária. Tais benefícios são oriundos dos chamados regimes de previdência, que através do recolhimento de contribuições, proporciona as mencionadas coberturas aos seus assistidos. Quanto à abrangência, sintetize a diferença entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de

Previdência Social (RPPS).

Enquanto o RGPS é único, de filiação obrigatória e atinge todo cidadão brasileiro, o RPPS é dirigido a grupos específicos e com adesão voluntária.

O gerenciamento de risco em um determinado grupo ou atividade compreende importantes etapas que, em sequência, compõem o processo de identificação, análise e mitigação dos riscos. Analise a sigla GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) à luz da etapa em que a mesma se aplica no processo de gerenciamento de riscos.

Tais classificações se aplicam à etapa de análise de riscos.

A aceitação de riscos é a principal característica das companhias seguradoras, a esta cabe, em seguida, a classificação dos mesmos e a medição dos seus níveis, assim como a origem dos mesmos. Classifique os riscos e eventos segundo sua classe de risco: taxa de juros e taxa de câmbio; Overland e obsolescência; inadimplência.

Mercado; Operacional; Crédito

A atividade de uma companhia seguradora, de uma forma geral, tem como pilar as caraterísticas do produto que elas oferecem, ou seja, a cobertura de riscos através da contratação de apólices de seguro. Tais produtos, de forma independente à sua finalidade, possuem características comuns, inerentes à atividade como um todo. Identifique as características básicas do seguro.

Previdência, Mutualismo e Incerteza

As modalidades desseguro diferem não somente pelo tipo de risco coberto, como também pela relação entre os participantes. No seguro de crédito, temos uma relação não somente entre o contratante e a seguradora, mas surge também a figura do garantido. Sintetize a relação entre seguradoras, segurado e garantido, na hipótese de contratação de seguro de crédito.

A contratação se dá pelo segurado junto à seguradora, a qual indeniza o garantido em caso de sinistro.

A gestão de risco em uma empresa, família ou grupo envolve diversas etapas e práticas, as quais envolvem participantes internos e externos. Estabeleça uma relação entre as decisões de evitar, reter, transferir e segurar dentro do processo de gestão de riscos em uma determinada corporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (262 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com