TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e orçamento

Artigo: Gestão financeira e orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A administração financeira é uma maneira encontrada para se observar métodos mais eficientes para conduzir a empresa financeiramente, essa técnica busca uma redução de gastos desnecessários além de analisar investimentos que possibilitem á empresa adquirir recursos para manter seu giro de caixa positivo.

Maximização dos lucros da empresa não pode ser colocada como uma das principais preocupações da administração financeira e orçamentária, porque são analisados fatores de risco, mercado financeiro, variáveis que possam afetar o valor real das ações em questão para o sucesso dessa administração, e essa variável de maximização é feita com vários riscos o que se torna preocupante para os acionistas.

Para a administração financeira ter um resultado de planejamento eficiente é indispensável se ter noções de contabilidade ou ter um contador para que seja feito a coleta de dados reais da empresa assim possibilitando ao administrador analisar e interpretar os resultados colocando em prática o que for pertinente para melhorar a situação da organização com investimentos viáveis. Porém depois das decisões tomadas e investimentos feitos ainda é importante que o administrador continue vigiando suas ações e mercado para que não ocorra nenhuma mudança drástica, o que pode causar danos sérios ao planejamento e aos lucros.

A liquidez da empresa tem de ser fornecida através de seus serviços, mas também com investimentos realizados de curto e longo prazo fazendo com que a rentabilidade da empresa e seus acionistas fiquem dentro ou até superem seu planejamento.

Um administrador financeiro tem que controlar coordenar e analisar todas as áreas da empresa para ter como tomar decisões mais claras e assertivas, destinando os recursos aos locais necessitados.

A estrutura de capital tende a ser um dos principais focos do administrador, pois é com ele que se inicia um planejamento estratégico financeiro realista, porque não adianta planejar grandes investimentos ou financiamentos se a empresa não comporta tamanhos gastos e o fluxo de caixa não seria suficiente para manter seus gastos fixos e variáveis, seus fornecedores e obrigações adquiridas.

Na parte orçamentária um administrador precisa ser bem informado para ter conhecimento sobre inflação, juros, taxas financeiras e fiscais, pois dessa forma as informações serão mais precisa para serem transferidas aos acionistas. Com isso a credibilidade tanto do administrador quanto da empresa são mais considerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com