TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa - Exercícios - GABARITO

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  2.908 Visualizações

Página 1 de 6

Responda:

1. O que é conflito de agência (agency)?

Presente a partir do fenômeno da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. O ‘principal’, titular da propriedade, delega ao ‘agente’ o poder de decisão sobre essa propriedade. A partir daí surgem os chamados conflitos de agência, pois os interesses daquele que administra a propriedade nem sempre estão alinhados com os de seu titular.

2. O que é Governança Corporativa?

São as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital

3. O que é Stakeholder? Cite exemplos.

Refere-se às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são: Acionistas; Donos; Investidores; Empregados; Fornecedores; Sindicatos; Associações empresariais ou profissionais; Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos; Grupos Normativos; Governo; ONGs, etc.

4. Quando e por quem foi lançado o primeiro código brasileiro sobre governança corporativa?

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou em 1999 o primeiro código brasileiro sobre governança corporativa.

5. Diferencie “Outsider System” de “Insider System”:

Sistema Anglo-saxão Sistema Nipo-germânico

1. Participação acionária pulverizada (outesider system) 1. Maior concentração acionária (insider system).

2. Estrutura de controle externo – empresas com grande número de acionistas, estruturas de controle diluídas. 2. Estrutura de controle interno – pequeno grupo de acionistas detém maior parte das ações, estruturas de poder concentradas.

3. Alta liquidez 3. Baixa liquidez.

4. Criação de valor voltada para os acionistas

(shareholders). 4. Buscam equilíbrio entre o interesse dos

acionistas e outros grupos interessados na

empresa (stakeholders).

5. Exige um nível elevado de transparência. 5. Nível de transparência pouco a cima do legal.

6. Estrutura de capital – controle por equity, predomina empresas financiadas com recursos de acionistas (capital próprio). 6. Estrutura de capital – controle por debt destacam-se empresas financiadas por meio

de empréstimos e financiamentos de credores.

7. O mercado de capitais ativo e desenvolvido é responsável pelo monitoramento da administração das empresas 7. Mercado de capitais menos líquidos e desenvolvidos, os investidores institucionais não têm papel ativo.

8. O conflito de interesse ocorre entre administração e acionistas. 8. O conflito da agência acontece entre acionistas controladores e acionistas minoritários

6. (CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - Contador Júnior) Consensar propósitos estratégicos, alinhados às expectativas dos acionistas para negócios e gestão, exercendo o acompanhamento e a avaliação da diretoria executiva e dos resultados.

O texto acima se refere à missão de um dos elementos principais preconizados pelas melhores práticas de governança corporativa.

A missão explicitada no texto é desempenhada pelo

a) Comitê de Padrões Contábeis

b) Comitê de Gestão Responsável

c) Comitê de Auditoria

d) Conselho Fiscal

e) Conselho de Administração (GABARITO)

7. (CESGRANRIO - 2008 - Petrobrás - Contador) O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC recomendou, como modelo das melhores práticas de governança corporativa a ser seguido pelas empresas interessadas, cinco itens básicos: Propriedade, Conselho de Administração, Gestão, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

Em relação à auditoria independente, sua função essencial é

a) identificar se a empresa aplica nos registros contábeis os princípios fundamentais de Contabilidade.

b) mensurar até que ponto a empresa tem adotado práticas contábeis internacionais.

c) avaliar a capacidade financeira da empresa e suas perspectivas futuras de gerar lucro.

d) verificar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a realidade da Companhia. (GABARITO)

e) certificar-se de que a empresa esteja adotando as práticas de governança corporativa recomendadas pelo IBGC e pelo IBRACON.

8. (ESAF - 2008 - CGU - Analista de Finanças e Controle) No final da década de 1990, empresas como Enron, Tyco, HealthSouth e WorldCom entraram em processo de falência em decorrência de graves escândalos contábeis, gerando uma forte crise no mercado de capitais norte-americano. Por causa disso, em julho de 2002, entrou em vigor dispositivo legal que, visando melhorias em governança corporativa, definiu novos controles para as operações de negócio e processos relacionados aos relatórios financeiros, afetando não só o comportamento das organizações, em especial as de capital aberto cujos papéis circulam pelos principais mercados financeiros mundiais, mas também as práticas internacionais de auditoria interna até então vigentes. Trata-se, aqui, da(s):

a) Lei de Responsabilidade Fiscal.

b) Lei Sarbanes-Oxley. (GABARITO)

c) Lei Barack-Obama.

d) Lei das Sociedades por Ação.

e) Normas da INTOSAI.

9. Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, são apontados os seguintes princípios básicos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com