TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Educação Corporativa

Artigos Científicos: Atps Educação Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  3.353 Palavras (14 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 14

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Educação Corporativa

Profª. Ma. Karem Rojas

Projeto de Educação Corporativa

Equipe Acadêmica

Ana Cláudia C. Pinho Arantes RA: 340047

Elaíne Brandão Ferreira RA: 341854

Eliene Maria Brandão RA: 342643

Marcelo Silva Portilho RA: 345588

Maria da Conceição Campos da Silva RA: 345017

Sobradinho/DF

2012

Projeto de Educação Corporativa

1. Apresentação da Empresa

A ASTEC Informática Ltda. está localizada no SAUS Quadra 12 Conjunto 07 Lote 05 no Distrito Federal. Iniciou atuando na área de fotos e revelações fotográficas em 1978 com o nome de Foto Show, expandindo-se rapidamente e ampliando suas atividades para as áreas de informática, equipamentos e serviços.

A ASTEC Informática hoje é uma empresa de médio porte cuja missão é atuar no mercado atacado e de varejo, com responsabilidade social, oferecendo produtos de alta qualidade e tecnologia buscando satisfação dos clientes. Visiona ser a maior varejista de Tecnologia do Centro-Oeste até 2014. Tem valores com base em ações profissionais, com ética e espírito de equipe e conta com a colaboração de 200 funcionários. Tornou-se uma empresa completa em Tecnologia da Informação; possui diferencial nos serviços e produtos de TI, bem como na comercialização de equipamentos, softwares, suprimentos e acessórios na modalidade varejo, para todo o público consumidor. Essa multiplicidade de atuações torna a ASTEC Informática bem conhecida no mercado.

2. Diagnóstico

Educação Corporativa é uma tendência do mercado e pensar nela é pensar em treinamento e desenvolvimento. É um Processo no qual os funcionários se envolvem em um constante aprendizado, visando melhorar o desempenho e a produção. Antes, porém, cabe verificação do nível de conhecimento de seus colaboradores.

A Empresa, ciente da importância da pesquisa e avaliação do conhecimento individual e corporativo, forneceu dados importantes para o desenvolvimento deste Projeto de Educação Corporativa, que contou com a participação de gestores e funcionários, avaliados através de entrevistas para posterior diagnóstico.

2.1. Entrevista com Gestores:

 Que novos conhecimentos poderiam ser oferecidos para sua equipe?

R – O segmento de TI (Tecnologia da Informação) é o ramo que mais cresce e diariamente colocam no mercado novos produtos. Quem atua nesta área, tem que no mínimo conhecer os produtos e serviços que pedem constante atualização. Para favorecer a criação de conhecimento é necessário que a empresa passe por mudanças contínuas e crescentes transformações sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças nos dias de hoje, decorrem do conhecimento e compartilhamento entre todos os pontos de vista do mundo, gerando assim, um efetivo bem empresarial que relaciona o fator de produção e geração de riqueza.

Hoje, contudo, podemos observar o surgimento de novo modelo de criação para as empresas: as organizações produtoras de conhecimento, realizando bens intangíveis, tais como, software, patentes, consultorias e outros. Essa produção intelectual está diretamente correlacionada à formação educacional de seus membros, através de métodos e sistemas de ensino que permitam o acesso aos centros de excelência em pesquisa e treinamento profissional e é este o emblema diferenciador, na atualidade e o será daqui para frente, no sucesso das empresas: a geração permanente de conhecimento e sua aplicação às necessidades humanas.

Para a realização eficaz desse processo, as empresas deverão estar interligadas aos centros de excelência em pesquisa aos cursos de capacitação e estudos de suas tecnologias, o que se traduzirá por uma intensificação de elo de relacionamento entre ambas. Da geração, aplicação e realimentação do conhecimento resultarão grandes melhorias recíprocas para as partes. A empresa busca então esta excelência.

 Qual a maior dificuldade no dia a dia de seus colaboradores?

R - Podemos elencar algumas dificuldades enfrentadas atualmente pela empresa: O problema de relacionamento entre gestores e funcionários. Essa dificuldade de relacionamento acaba impactando no desempenho de uma pessoa em relação às tarefas que desenvolve na organização, pois ela irá evitar a sua exposição e nem sempre poderá contar com alguém para auxiliá-la, e devido a isso acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho de maneira individualizada. Deixa-se, também, de ouvir opiniões diferentes e de compartilhar escolhas e alternativas com os demais, o que pode causar certo risco dependendo da decisão tomada e a escassa aplicação de treinamentos e cursos de capacitação para acompanhamento da evolução dos processos que resultarão na aquisição de (novas) tecnologias. Existe uma carência de formação profissional e técnica que muitas vezes impede a excelência nos resultados da empresa.

 Que tipo de capacitação técnica poderia ser oferecido a eles?

R - A empresa gostaria de contar com um programa de treinamento com equipamentos para a realização e demonstração prática nos workshops e treinamentos.

Para o homem se desenvolver profissionalmente e economicamente, é necessário que ele eleve suas habilidades, sua capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Todo processo de treinamento visa esses objetivos.

No mundo atual, e principalmente na área de informática, novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com