TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Trabalho Escolar: Governança Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2012  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.992 Visualizações

Página 1 de 4

Responsabilidade Social e Governança Corporativa

“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.” (IBCG, 2011).

Segundo Koehn (2001) é a arte de governar empresas de forma que se busquem os interesses de longo prazo da empresa e de seus stakeholders e cita algumas características da governança corporativa, dentre elas destaca-se: possuir uma autoridade independente e forte e também apresentar informações financeiras de forma transparente, facilitando assim comparações entre o desempenho das empresas do setor.

Seu surgimento associa-se à necessidade de se combater fraudes e facilitar o acesso das empresas ao mercado de capitais, tendo em vista seus princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Também surgiu como mecanismo para evitar o descaso aos direitos dos acionistas minoritários e garantir que estes não sejam expropriados em sua riqueza por gestores ou acionistas controladores. Boas práticas de governança corporativa, além de controlar e monitorar negócios, possibilitam à gestão conciliar anseios diversos, ou seja, a estratégia da organização deve contemplar a satisfação de todos os grupos de interesse que a cercam: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, e a sociedade com um todo.

A forma como as atividades de responsabilidade social são estruturadas dentro da empresa tem implicações para a governança corporativa, por isto, a necessidade de transparência e monitoramento no processo de implementação das ações. Essas ações podem estar alinhadas com função objetivo da empresa de maximização de valor. Essa conexão fica mais evidente quando se observa os quatros princípios que norteiam as boas práticas de governança: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa.

A governança corporativa e responsabilidade social buscam estabelecer relações com os vários atores sociais. Pautadas pelo princípio da transparência, ambas visam à satisfação das necessidades de todos os públicos de interesse, favorecendo assim, a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Como características comuns a governança corporativa e responsabilidade social têm-se:

• São estratégias empresariais de longo prazo;

• Contribuem para a sustentabilidade / perenidade do negócio;

• Tornam a empresa mais atrativa a investidores;

• Têm como princípios a transparência e a prestação de contas das ações da empresa para a comunidade;

• Devem estar enraizadas na cultura organizacional, e não apenas praticadas em ações esporádicas;

• Fortalecem a imagem da organização, e aumentam sua credibilidade;

• Aumentam o valor da empresa no mercado;

• São diferenciais competitivos;

• Favorecem um clima de confiança na relação da empresa, tanto com terceiros como internamente;

• Buscam o comprometimento e geração de riqueza para todos os públicos de interesse: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo, e sociedade como um todo, conciliando anseios diversos;

As boas práticas de governança corporativa podem ser associadas diretamente com os aspectos básicos de responsabilidade social. Ambos os conceitos apresentam princípios como ética e transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com