TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO MERCADO  CONSUMIDOR

O mercado de beleza movimenta anualmente cerca de R$ 18 bilhões de reais. O crescimento médio anual é de 10,7 % nos últimos cinco anos.

Devido a grande evolução do mercado consumidor  e  também da criação e evolução das normas regulamentadoras  este mercado deixou de ter um crescimento desordenado, passando a ser extremamente organizado.

Estas evoluções foram e são tão grandes que foi até criada uma  feira denominada HAIR BRASIL.

 A evolução do mercado consumidor cresce absurdamente. O Brasil  , hoje , é o terceiro maior consumidor de produtos de Higiene e beleza, ficando  atrás apenas dos EUA e Japão. Os produtos para cabelo são os que lideram este ramo.

O crescimento do setor está sendo impulsionado principalmente por mudanças culturais e econômicas.

Nos primórdios, o público alvo dos salões era o sexo feminino, porém nas últimas décadas o público masculino está valorizando cada vez mais a beleza e o bem estar, tornando –se por fim, grandes consumidores. Nos últimos 5 anos, o mercado brasileiro de cosméticos masculinos avançou aproximadamente 18 %.O Brasil ocupa o 2º lugar no ranque mundial de cosméticos masculinos. Outro público que vem aquecendo o ramo é o público adolescente.

Estudos demonstram que 80% das mulheres acreditam que o dinheiro mais bem gasto é com a beleza. Destas, 45%, alegam pelo menos  30% do seu salário vai para os salões de beleza. Tal comportamento não se restringe apenas as camadas sociais mais elevadas. Pelo contrário, as mulheres de renda mais baixa, proporcionalmente, comprometem uma parcela maior de sua renda com cosméticos do que as mulheres de renda mais elevada.

            Fatores que explicam a mudança de hábitos dos brasileiro : Em primeiro lugar,  a  inserção da mulher no mercado de trabalho. Em segundo lugar, essa busca da beleza é reforçada pela segmentação que existe  do portão de trabalho estimulando o sentimento de vaidade e a preocupação com a aparência. Agrega-se a isso o medo de envelhecer.

O público também está cada vez mais exigente com a qualidade dos serviços prestados. O que obriga os profissionais , químicos e criadores de tecnologia a serem cada vez mais inovadores.

O crescimento da demanda por serviços de beleza pode ser um dos fatores explicativos do aumento dos preços desses serviços nos primeiros anos do Plano Real. Entre  1994 a 1997 o preço dos serviços de cabelereiros e manicuras cresceu 159% , mais do  que o dobro da inflação do mesmo período, 68,8%.

O resultado concreto foi o crescimento do número de salões de beleza e redução do número de barbearia.

Gráfico de distribuição dos profissionais da atividade de higiene pessoal por ocupação no Brasil – 1995

[pic 1]

 A previsão de crescimento deste mercado é de 30% no setor de estética.

Por fim, vários são os fatores que são responsáveis pelo crescimento do mercado de beleza . E também é perceptível o quão importante é este segmento devido a capacidade de articular crescimento econômico com a criação de oportunidades de trabalho.

Fontes:  - Discussão nº618 - IPEA

             - Mercado de beleza - Jornal O Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com