TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Artigo: Historia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Artigo  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

História da Contabilidade

A contabilidade existe desde o início dos tempos, com princípios rudimentares, surgindo junto com as histórias das civilizações. Uma história revestida de fatos que mostram uma evolução muito lenta no tempo, prendendo-se nas primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com a finalidade material de que o homem sempre arranjou para alcançar seus objetivos propostos.

Ligado a necessidade de desenvolvimento e com o pensamento de futuro é que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-o em saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Quando surgiu as primeiras administrações particulares também veio a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, com a finalidade de poder prestar conta do objeto administrado.

Nossa história está revestida de fatos que demostram uma evolução muito lenta no tempo, prendendo-se em sua manifestações primeiras, exclusivamente, à própria história das Contas, ou seja, fazer daquilo que se tem ou daquilo que deverá ser entregue a terceiros.

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Na bíblia há relatos de fatos contábeis em Jó que era um homem rico e justo, da terra de Uz no Oriente, e, certamente tinha um contador, pois na descrição de sua riqueza, no versículo três do primeiro capitulo, onde se observa: E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas.

A relação de bens de Jó demonstra um cuidado no controle do seu patrimônio.

Também no livro de depois de perder toda sua fortuna, por motivos espirituais ele a recupera novamente e sua riqueza é duplicada em relação ao primeiro inventário :E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois e mil jumentas. (descrito no cap.42 Vers.12)

Esse e diversos exemplos mostram que a Contabilidade já existia com o primitivismo dos povos, ainda que os conhecimentos de matemática, das letras, dos negócios e até mermo de patrimônio fossem limitados.

A contabilidade foi um importante fato da história, fez o homem raciocinar evoluindo de maneira acelerada chegando ao mundo capitalista.

Alguns teóricos preferem dizer que a contabilidade existe, a pelo menos, desde 4000 a.C, outros falam em 6000 a.C.

Na mesopotâmia mesmo sem a escrita o homem passa a fazer seus registros contábeis utilizando desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.

Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas na árvores e pedras podendo assim conferir o seu rebanho em termos de crescimento, de extravio de ovelhas, mortes, etc.

Como é importante relembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Fazendo com que desenvolvessem uma escrita em hieróglifos registrando no papiro (papel) e o cálamo( pena de escrever) seus movimentos, facilitando assim o registro de informações sobre os negócios.

A Contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico. Hoje, por exemplo, a profissão é muito valorizada nos países do primeiro mundo. No brasil, até a década de 1960, este profissional era chamado de guarda-livros, a nosso ver, título pejorativo e pouco indicador. Todavia, com o milagre econômico na década de 1970, essa expressão desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.

A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

O aparecimento da Obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana no século XV, marca o início da faze moderna da Contabilidade.

Em 1494 foi publicado o livro do Frei Luca de pacioli que escreveu “Tratactus de Computis et scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), ele enfatizava que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com