TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia geral e das doutrinas da contabilidade

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO DISSERTATIVO

A história da contabilidade surgiu com a civilização e nunca deixará de existir em virtude dela, se caracterizando com a evolução do ser humano, como e contado nas contas primitivas que são as mais antigas manifestações do pensamento contábil, que identificam os objetos por figuras e a quantidade deles por riscos, como meios patrimoniais isso antes mesmo de o homem saber escrever e calcular.

As primeiras difusões do conhecimento contábil se fortaleceram depois da imprensa de Gutemberg, tendo como estrema a publicação da obra de Luca Pacioli, em 1494 e, ainda grande manifestação da literatura Islâmica. Com o passar dos anos surgiu na Itália por Melis, um método genial chamado de método das partidas dobradas, baseado em uma equação onde todo débito corresponde a um crédito. A influência das matemáticas, o fato de a escrita contábil estar atada cálculo desde seus primeiros tempos e de ter – se intensificado seu ensino nas escolas de matemáticas, tudo isto faz a força da mente lógica como gerador do processo das partidas duplas.

O período Pré – Cientifico tem como característica a tarefa dos estudiosos em distinguir a informação daquilo que ela pode explicar cujo o papel importante cabe à escrita, mas, todas as fases tiveram sua parcela de contribuição no edifício do saber. No mesmo período já havia transposto a ótica de observa o serviço e a conta como um objeto de estudos, ou seja, estava consolidada a ideia que nada vale a informação se não saber o que fazer com a mesma e que a conta e simples instrumento de registro e não objeto de observação.

Surge o Controlismo, Como oposição aos Personalistas, segundo Fabio Besta a contabilidade tinha como objetivo de seu estudo o “controle da riqueza azendal”. Em razão de seu posicionamento cientifico, inicia seu trabalho identificando o que é uma ciência, o que é azienda, o que é administração, assim como necessidade absoluta de existência da riqueza para que possa existir a azienda, divergências de ideias sempre contribuíram positivamente para o pensamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com