TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Questão:         Qual, ou quais, a(s) principal (is) contribuições de cada Doutrina Contábil / Escola de Pensamento Contábil e o respectivo período de sua ocorrência.

Pesquisa em livros de:                 - Teoria da Contabilidade

                                - História da Contabilidade e

                                - História do Pensamento Contábil

Apresente no seguinte formato:

Acadêmico:

Doutrina / Escola / Corrente Científica

Precursor /

Líder Intelectual

Principais Intelectuais

Período

Contribuição

Contismo

Luca Pacioli, Edmundo Degranges

Jacques Sarary

Século XV

Teve como principal estudo as contas contábeis, por parte de Degranges, da teoria das cinco contas, o autor propôs uma divisão em mercadorias gerias, caixa, contas a receber, contas a pagar e lucro e perdas.

Personalismo

Francisco Marchi

Giuseppe Cerboni

Século XIX

O personalismo se contrapunha à escola contista, pois dava maior destaque às pessoas como representativas de elementos patrimoniais, e não às contas. Para os personalistas, as contas deveriam representar as relações de direitos e obrigações, sondo que o dever e o haver representavam os débitos e créditos.

Segundo está escola as contas deveriam ser classificas em quatro grupos: Consignatários, Correspondentes, Administradores e Proprietários.

Controlismo

Fabio Besta

Vittorio Alfieri, Carlo Ghidiglia

1880

Para está doutrina a contabilidade tem funções mais amplas que o próprio registro dos fatos econômicos ela deve ser compreendida e aplicada com um singular sistema de controles internos.

Aziedalismo

Gino Zappa

Cerboni e Rossi

Século XX

Esta corrente demonstra as três doutrinas que formam o conteúdo da economia aziendal: administração, organização e controle e contabilidade. Enquanto os adeptos do aziendalismo  defendiam que os fenômenos a serem estudados eram as aziendas, restringindo assim o campo de atuação da

contabilidade ao levantamento de fontes patrimoniais, o professor Vicinzo Masi procurava demonstrar que o estudo da contabilidade é bem mais amplo, surgindo daí uma das mais importantes correntes de pensamentos contábeis: o

Patrimonialismo.

Patrimonialismo

Vicenzo Masi

Século XIX

Segundo a teoria patrimonialista, o patrimônio é uma grandeza real que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, cuja contribuição deve ser conhecida para que se possam analisar adequadamente os motivos das variações ocorridas no decorrer de um determinado período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com