TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade

Por:   •  16/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

A Contabilidade

A contabilidade é a ciência responsável por estudar, analisar e conhecer as mudanças e as variações que podem ocorrer no patrimônio seja ele de pessoa física ou jurídica. Por meio das analises feitas é possível decidir quais as melhores decisões a serem tomadas pela entidade.

Conforme Iudícibus (2010, p. 285),

O campo de atuação preferencial da Contabilidade é constituído pelas entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, e procura captar e evidenciar as variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decisões da administração e também das variáveis exógenas que escapam ao controle e ao poder de decisão da administração.

Segundo Perez (1999, p.13) “partindo desse enfoque,seus objetivos sintetizam-se na produção de informações úteis a diversos interessados. Tais interessados podem ser usuários internos e externos a empresa”.

Iudícibus (2010) destaca que a informação contábil pode servir para o planejamento, controle e auxílio nas decisões tomadas pela entidade.

Marion (2009, p. 53) destaca que as demonstrações contábeis existentes são:

Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (ou Mutações do PL), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Para Iudícibus (2010, p. 177) “Sem dúvida, quanto maior o número de informações de que o analista dispuser, além do Balanço Patrimonial e das Demonstrações do Resultado do Exercício, tanto melhores e mais exatas são as análises e conclusões”.

Diante do exposto, entre as várias demonstrações contábeis citadas, volta-se o foco para o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado.

2.2. O Balanço Patrimonial

Para Perez (1999, p.65) “o Balanço Patrimonial é um relatório estático, isto é, apurado em determinada data. Ainda segundo o autor no Brasil, devido a obrigatoriedade de apurar resultados fiscais em período coincidente com o ano civil, as empresas costumam adotar o mesmo período como exercício social”.

Iudícibus (1935, p.17) afirma que

o Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento, dentro de certas regras.

Segundo Neves(1953,p.71) “é a demonstração que tem por objetivo expressar os elementos financeiros e patrimoniais de uma entidade,através da apresentação ordenada de suas aplicações de recursos(Ativo)e das origens desses recursos(Passivo)”.

Moura (2010), p. 27) diz que “Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis exigidas pela lei n°6.404/1976 das sociedades por ações que deve exprimir, com clareza, a situação do patrimônio da empresa em dado momento.

Segundo Santos; Schimidt; Fernandes (2006, p. 43) “dessa forma, o Balanço Patrimonial tem por finalidade evidenciar, de forma qualitativa e quantitativa, a situação patrimonial e financeira da empresa e dos atos registrados na escrituração contábil”.

Conforme estabelece o artigo 178 da Lei das Sociedades por ações “No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e analise da situação financeira da companhia”.

Ribeiro (2010, p. 13) afirma que “a Equação básica do patrimônio, também conhecida por equação fundamental do patrimônio, é a que evidencia o patrimônio em situação normal, ou seja, em situação líquida positiva.” Ele expressa a equação da seguinte maneira:                                                        ATIVO = PASSIVO + SITUAÇÃO LÍQUIDA.

No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio são agrupados para facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira das entidades. Conforme conceitua Marion (2009, p. 56) “o termo ativo pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz, que gera riqueza. O termo passivo, ao contrário, dá uma ideia de negativo, dívidas, obrigações”. Ainda segundo o autor a representação gráfica do balanço é feita da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com