TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre a História da Contabilidade

Com base nas apresentações da turma, podemos afirmar que a contabilidade existe desde que existe a civilização. A partir do momento que houve a necessidade de comercialização de produtos ou bens (trocas, compras e vendas), até mesmo a necessidade de registro deste comércio e do patrimônio dos envolvidos. Todo comércio era à vista, não existia crédito ainda.

Podemos destacar vários períodos, onde a contabilidade evoluiu. Começando pelo período antigo, na Babilônia, a cobrança dos impostos já era realizada com escritas rudimentares. Em alguns lugares, utilizavam pedras de argila, colocando gravuras do que cada proprietário possuía para fazer um inventário. No Egito antigo, foi desenvolvido o papiro e o cálamo (papel e pena para escrita) para facilitar tais registros.

Também tiveram indicações na Bíblia sobre os controles contábeis, relatado em Lucas 16.1-7 que “o administrador que fraudou o seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores”. Teve relatos também em Gênesis 41.49, Jó 1.3, Jó 42.12, entre outros.

No período medieval, foi publicado o livro “Liber Abaci”, de Leonardo Fibonaci, na Itália, onde surgiu o termo “contabilitá”. Com a evolução do comércio da época, houve a necessidade de criar o livro caixa para registrar recebimentos e pagamentos em dinheiro. O Frei Luca Pacioli, criou o Método de Partidas Dobradas. Este método é conhecido e utilizado até nos dias atuais (débito e crédito).

No período científico, surgiram três escolas voltadas para o pensamento contábil: Escola Lombarda, Escola Toscana e Escola Veneziana. Foi o início da fase científica da Contabilidade. Foi um momento de crescimento e de aperfeiçoamento da contabilidade, já que o processo de produção capitalista acabou gerando a acumulação de capital, trabalhos assalariados, etc. Podemos dizer que este período permanece até hoje, sempre se aperfeiçoando.

No Brasil, com a vinda da Família Real Portuguesa, ela quis um melhor aparato fiscal devido ao aumento dos gastos públicos e também devido ao aumento da renda dos Estados. Assim, constituiu-se o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil.

Nos dias atuais, com toda a evolução da Contabilidade, a função do contabilista não é apenas fiscalizar, mas sim, controlar e reunir informações para facilitar a tomada de decisões nas empresas. O contabilista vem se destacando nas áreas de Auditoria e Controladoria também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com