TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Controladoria

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo historiadores há traços da controladoria desde o Egito Antigo há 3.000 anos a.c., entretanto, foi apenas no século XVIII, que a controladoria de fato se desenvolveu, em decorrência da necessidade de uma ciência que embasasse e auxiliasse o empresário a tomar decisões. Com o advento da revolução industrial, pequenas empresas se tornaram grandes, pequenas empresas se fundiram com outras pequenas empresas e cada vez mais era necessária uma estrutura sólida contábil para se que tivesse controle do que estava realmente acontecendo na empresa.

Foram os quatro fatores que influenciaram o desenvolvimento dessa ciência: o aumento das organizações, sendo este de maior impacto no modelo de gestão,  surgindo no final do século XIX e início do XX; globalização física das empresas, tendo as grandes corporações o dever de remodelar as estruturas funcionais em decorrência do processo manufaturado em grande ascensão; crescimento no relacionamento governamental, com a criação de mecanismos de fiscalização através de suas demonstrações contábeis; e aumento de fontes de capital.

Primeiramente, a ideia de controle, foi aplicada em órgãos públicos. Foi apenas em 1892 que a primeira empresa privada instituiu o cargo de controller.

A GE, General Electric, empresa nascida da fusão entre empresas Edison General Electric Company (empresa criada por Thomas Edson, o inventor da lâmpada) e a Thomson-Houston Company. Foi a primeira a instituir o cargo de controller e contou com a posição desde o momento de sua criação em 1892.

Especialmente a partir da quebra da Bolsa de Nova York (NYSE), em 1929, onde necessitou-se da criação de mecanismos de maior qualidade para o usuário externo, com grandes críticas às demonstrações contábeis.

Em 1931, a profissão de Controller passou a ser oficialmente reconhecida, organizada e valorizada pela criação do Instituto de Controllers da America (Controller’s Institute of America). Em 1962 foi renomeado para “Instituto dos Executivos de Finanças” (Financial Executives Institute) em decorrência do crescimento e desenvolvimento da função que não mais era voltada apenas para a área financeira. Em 2011 após ampliação para outros países a organização passou a se chamar Executivos de Finanças Internacionais ( Financial Executives International).

Somente em 1933, com o projeto New Deal, do Presidente Franklin D. Roosevelt, que restabeleceu o poder do governo sobre a flutuação das ações, e através de sucessivos atos de controle do mercado financeiro através da Securities and Exchange Commision (SEC). Com esses atos, o governo passou a avaliar o trabalho dos profissionais contábeis, passando, também, a controlar a emissão de títulos no mercado, caso as demonstrações contábeis estivessem em desacordo com as normas vigentes.

Em 1959 criou-se o American Institute of Certifid Public Accounttants (AICPA), com cinco linhas de pesquisa, visando a qualificação do profissional contábil: contabilidade financeira, ética, educação, auditoria e serviço de certificação e controle da prática contábil. Assim, surgiu a controladoria, como resposta ao impacto evolutivo natural das organizações, e, por conseguinte, o papel da função do controle contábil, função inicial da controladoria, importante aliada da gestão das empresas. Sendo ela responsável por reunir e analisar os dados de todos os departamentos da empresa, em especial da contabilidade, e transformá-los em relatórios que serão usados por gestores nas tomadas de decisões.(MARTINS, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com