TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de perícia, especialista em contabilidade e contabilidade

Artigo: História de perícia, especialista em contabilidade e contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Descreva com suas próprias palavras seu entendimento sobre "História da Perícia, Perícia Contábil e Perito contábil".

História da Perícia:

O surgimento da Perícia Contábil aconteceu nos tempos mais primitivos da humanidade, onde os líderes eram os detentores do poder e da força, que tomavam a decisão conforme o seu ponto de vista. Os líderes tem a responsabilidade tanto de juiz como de perito e davam o seu veredicto para os conflitos da comunidade sem levar em conta os aspectos formais, apenas baseados em fatos e costumes comunitários.

Na Índia, Grécia Antiga e Egito foram registrados os primeiros procedimentos que expressam a idéia de apurar os fatos fundamentados no direito. O Direito Romano foi o alicerce do inicio dessas atividades, por volta o século VI – a.C. em que os peritos averiguavam os motivos pelos quais diminuía a arrecadação dos tributos informando ao Rei.

Nos dias atuais a Perícia Contábil teve início de forma regulamentada por volta do séc XVII. No Brasil, foi regulamentado pelo Código do Processo Civil de 1939 e posteriormente em 1946, normatizando o trabalho do Contador e do Técnico em Contabilidade.

Perícia Contábil:

A Perícia Contábil tem sua origem do latim, e é um instrumento apropriado para trazer aos ordenamentos decisório, judicial e extrajudicial a verdade demonstrada, é a aplicação da Ciência Contábil expressa de modo especial para que o Direito possa ser plenamente exercido em bases seguras e verdadeiras. É um instrumento de cidadania, à medida que auxilia a perfeita compreensão, avaliação e julgamento dos fatos ocorridos, visando o esclarecimento de questões propostas e emissão de laudo pautado nos motivos que ensejaram a perícia.

Perito Contábil:

O Perito Contábil é um especialista em determinada área ou assunto devidamente habilitado e contador, tendo ele a responsabilidade apurar os fatos de forma minuciosa para transmitir ao juiz. Este profissional é contratado para assumir a posição de Perito-contador ou Perito-contador Assistente, que possuem o papel de suprir a necessidade de conhecimento técnico e contábil por parte do juiz. Com base no resultado apontado pelo perito o juiz vai determinar a sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com