TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do desenvolvimento da contabilidade

Artigo: História do desenvolvimento da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Artigo  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

A Historia da contabilidade tem seus primeiros indícios quando o homem passa a deixar a caça e voltam-se as atividades de agricultura e pastoreio passando a dividir o solo usado tendo uma noção de propriedade. Assim após a morte era deixado a herança aos filhos ou parentes próximos, na qual esse processo deu origem ao nome patrimônio que vem de herança recebida pelos pais ( pater, patris).

A origem da contabilidade se da a partir do momento em que surge a necessidade de acumular riqueza e mensura-la. O homem passava se preocupar em quanto podia render e qual a melhor forma de aumentar suas posses. Não havia o credito, todas as compra vendas e trocas eram feitas a vista. Com a criação do papiro e o cálamo pelos egípcios facilitou bastante os registros desses negócios.

Com bastante estudos sobre o assunto podemos designar a evolução da contabilidade da seguinte forma:

Contabilidade no Mundo Antigo:

Vai dos primeiros registros até 1202 da era Cristã.

Dentre os principais acontecimentos e relatos, temos;

Já tinham como o objeto o patrimônio. Faziam o registro em argila gravando a cabeça do animal na qual queriam controlar com o numero de cabeças existentes, pode-se dizer que é semelhante ao que fazemos hoje ao separar o nome das contas.

Registros encontrados em escavações na Caldeia, cidade do personagem bíblico Abraão, garantem que na época já se apuravam os custos como mão-de-obra e matérias.

Os Egípcios deixaram grande acervo aos historiadores, já faziam inventários, inscreviam bem e imóveis, usavam o valor monetário em seus registros entre muitos outros.

Os gregos ainda aperfeiçoaram a técnica egípcia estendendo à escrituração contábil a administração publica privada e bancaria.

Na bíblia a vários relatos que indicam que na época a contabilidade já era uma pratica comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com