TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBET - Contabilidade Tributária - Seminário I

Por:   •  25/9/2015  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

Aula I – Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade; Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade; Estrutura do Patrimônio

Questões

1. Como podemos conceituar a Contabilidade? Cite três usuários da Contabilidade.

Podemos conceitua a Contabilidade como uma ciência que tem por finalidade estudar, interpretar e registrar as informações (fatos) capazes de formar, movimentar ou alterar o patrimônio de uma empresa. Esse controle visa fornecer as informações necessárias à administração dessas entidades, bem como demonstrar o resultado das atividades desenvolvidas por ela.

São usuários da Contabilidade os administradores, os auditores (auditorias independentes) e os auditores fiscais (receitas Federal, Estadual, Municipal e Distrital).

2. Cite e explique os Princípios Contábeis Fundamentais que são de observância obrigatória a todos os profissionais de contabilidade, de acordo com a Resolução Nº. 1.282/10.

Com a Resolução nº 1.282/2010, os Princípios Fundamentais de Contabilidade passaram a ser denominados de Princípios de Contabilidade. Esses princípios são de observância obrigatória e estão classificados como:

• Princípio da Continuidade _ tem como fundamento a presunção de que a entidade continuará em operação no futuro, sendo que os demonstrativos devem refletir essa expectativa.

• Princípio da Oportunidade _ fundamenta-se na integridade e na tempestividade da produção e da divulgação das informações.

• Princípio do Registro pelo Valor Original _ as operações devem ser registradas, a princípio, pelos valores originais.

• Princípio da Competência _ determina que o reconhecimento dos eventos e dos efeitos das transações devem ser registrados no período a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

• Princípio da Prudência _ estabelece que os julgamentos devem ser realizados com precaução, ou seja, os ativos e receitas não podem ser superestimados e os passivos e despesas não podem ser subestimados.

3. Segundo Iudícibus (2010) a representação quantitativa do patrimônio de uma entidade é representada pela Demonstração Contábil denominada de Balanço Patrimonial. Do que é composta essa representação?

O Balanço Patrimonial é composto por três elementos básicos: o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos futuros, o Passivo compreende as exigibilidades e obrigações e o Patrimônio Líquido representa a diferença entre o ativo e passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.

Podemos segregar o ativo em:

• ativo circulante;

• ativo não circulante:

̇ realizável a longo prazo;

̇ investimentos;

̇ imobilizado;

̇ intangível.

Já o passivo, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com