TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DA CORRUPÇÃO QUE OCORRIA NA LAVA YATO, SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL

Por:   •  10/3/2018  •  Seminário  •  5.817 Palavras (24 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 24

                                                           FACIG

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

ARTIGO: O IMPACTO DA CORRUPÇÃO OCORRIDA NA LAVA JATO, SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL.

FELIPE ALVES DA SILVA BARBOSA 1510493

HEITOR SILVA ALVES 1510900

JEAN MARCOS SILVA MARTINS  1510086

MARCOS ANTÔNIO GENEROSO SERRANO 1510382

PETERSON HENRIQUE TRINDADE LEITE 1510310

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS    PERÍODO: 6°

                                                       MANHUAÇU / MG

2017


                                FELIPE ALVES DA SILVA BARBOSA 1510493

HEITOR SILVA ALVES 1510900

JEAN MARCOS SILVA MARTINS 1510086

MARCOS ANTÔNIO GENEROSO SERRANO 1510382

PETERSON HENRIQUE TRINDADE LEITE 1510310

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

ARTIGO: O IMPACTO DA CORRUPÇÃO OCORRIDA NA LAVA JATO, SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL.

Artigo apresentado ao curso de Ciências Contábeis na FACIG para a conclusão do Projeto Interdisciplinar II.

                                                     

MANHUAÇU / MG

2017

O IMPACTO DA CORRUPÇÃO OCORRIDA NA LAVA JATO, SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL.

Área da Pesquisa: Operação lava jato, Corrupção no território brasileiro.

Resumo: O seguinte estudo tem por objetivo analisar por meio de pesquisa descritiva, bibliográfica e usando coleta documental, mostrar o impacto da corrupção na operação lava jato sobre o crescimento econômico do Brasil, buscando analisar o quanto esses recursos desviados impacta diretamente a economia brasileira, foi usado para a análise o orçamento feito pelo governo brasileiro, tomando por base o orçamento de 2017 sendo o mais atualizado, mostrando o quanto os valores representa dentro de cada setor orçado, também iremos verificar o impacto da propina no ultimo PIB apurado sendo o de 2016, mostrando o quanto ele representa no PIB, e também mostrar o impacto no valor de mercado da Petrobras que é a maior vítima do escândalo de corrupção da lava jato. Foram feitos estudos para entendermos os diversos casos para ajudar a elaboração do trabalho, pesquisas feitas em abordagens teóricas mostrando o andamento da economia brasileira para identificarmos o os problemas que ela vem enfrentando, também analisamos estudos anteriores de corrupção no território brasileiro, e assim chegamos em uma melhor maneira para elaborar o trabalho e chegarmos a uma conclusão mais detalhada sobre o assunto.

1-INTRODUÇÃO

        A operação lava jato deflagrou-se em março de 2014, para Deysi Cioccari (2015) a operação investiga esquemas de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e políticos. O famoso nome “Lava Jato” foi batizado assim pelo fato de as operações de investigação terem sido iniciada em uma rede de postos de combustíveis e lavagens de veículos. A rede citada anteriormente era usada para a movimentação de recursos ilícitos por uma das organizações inicialmente investigadas.

A investigação procurou solucionar vastos esquemas de corrupção dentro da Petrobrás, maior estatal do país, sendo uma das maiores petroleiras do mundo que fabrica em média mais de dois milhões de barris de petróleo diariamente. Os esquemas envolveram grandes líderes de partidos políticos, empresas públicas e privadas dentro do território brasileiro. Segundo o MPF, diretores e funcionários da Petrobrás cobravam propinas das empresas para facilitar os negócios com as estatais. Também eram feitos contratos superfaturados com as empresas permitindo desvios de dinheiro dos cofres da estatal.

Dentro deste cenário de corrupção que o Brasil vem enfrentando, onde vem acumulando altos valores de recursos desviados e se prolongando durantes os anos, tais acontecimentos e escândalos de corrupção permitiram então estudos aprofundados sobre tal caso. De acordo com o Ministério público federal (2017) é certo que o desvio dos recursos ilícitos já esteja na casa dos bilhões de reais, causando enfraquecimento da economia do país, baixo giro da moeda brasileira e deixando de lado as prioridades como saúde, educação, segurança e etc.

Diante da instabilidade econômica que o Brasil enfrenta o que permanece em evidência é a falta de gestão e preocupação com a sociedade por parte dos gestores e líderes de partidos políticos que se preocupam com bens pessoais, ou seja, enriquecimento através de ações ilícitas, sabendo que esses recursos poderiam ser distribuídos em benfeitorias públicas em todo país, garantindo assim uma melhor comodidade da nação.

Segundo Bignotto (2011, pag.15-16) duas pesquisas realizadas em 2008 e 2009 mostram a opinião pública brasileira sobre a corrupção. A população considera a corrupção como uma das principais mazelas do país e a julga como o principal problema que ele enfrenta atrapalhando seu crescimento econômico. Mesmo sendo um fenômeno que já proporciona grande debate, a abordagem sobre suas causas, suas práticas e efeitos demandam a realização de estudos mais acurados, voltados para a compreensão de suas extensões e profundidades. (Bignotto, 2011; Filgueiras, 2009). A partir destas considerações, visa-se responder a seguinte pergunta: Qual o impacto da corrupção ocorrida na lava jato, sobre o crescimento econômico do Brasil?

Considera-se que é complexo elencar os desafios enfrentados pela administração pública brasileira no século 21(Bueno et al 2016). Ainda segundo Bueno et al (2016) após décadas de reforma do estado a sociedade brasileira se encontra a frente de uma velha constatação em que o aparato burocrático não atende a demanda da sociedade que vive em uma continua transformação econômica. Os desvios feitos para provento de terceiros poderiam altamente serem usados em retorno para a sociedade que carece de qualidade de vida, visando um país munido e preparado para fases de instabilidade financeira. Entende-se que seria necessário um orçamento mais complexo para com o tesouro nacional, então como seria se todo o dinheiro desviado fosse erguido e arremetido para financiar a qualidade de vida social? Provavelmente o país não estaria passando por essa fragilidade na educação, saúde e outros setores que estão em calamidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (318.1 Kb)   docx (424.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com