TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA QUESTÃO SOCIAL NA ATUAL SOCIEDADE DO BRASIL

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Através de pesquisa bibliográfica em alguns textos ofertados para a consulta nas orientações e outros materiais da internet, buscou-se refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado perpassando a nossa atualidade.

Propicia-se por este trabalho a produção de um texto o qual tem a intencionalidade de apontar os impactos trazidos pelas expressões da questão social diante das transformações da sociedade com ênfase na juventude brasileira.

Objetivando-se elucidar os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante transformações no mundo do trabalho, com embasamento de informações junto ao público juvenil, refletindo-se a questão social e os desafios da contemporaneidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

De acordo com Castell (1995) o ponto de cristalização da questão social, está contido no pauperismo representado o dado histórico e inédito do século XIX e como se evidenciou a questão social neste século ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas ocorrida pela industrialização na Europa e pela tomada de consciência da classe operária pela  sua condição de exploração.

Percebe-se que quanto mais se desenvolveu economicamente o país, mais se aumentou a pobreza, ou seja, a desigualdade social.

Assim as expressos da questão social no surgimento do serviço social são as desigualdades das sociedade capitalista madura, onde a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho amplamente social e a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada, onde as expressões da questão social no Brasil se deu pelo trabalho escravo, monopolizado agricolamente e pelo latifúndio de exportação subordinados aos grandes centros da economia mundial, marcando a vida econômica, política, social e cultural de nosso país. Porém é importante destacar uma contradição de pensamentos no que afirma a autora Iamamoto, onde se afirma que:

Importa deixar claro que a questão social não é focada exclusivamente como desigualdade social entre pobres e ricos, muito menos “situação social problema”, tal como foi encarado no Serviço Social, reduzido a dificuldades do indivíduo. O que se persegue é decifrar, em primeiro lugar, a gênese das desigualdades sociais, em um contexto em que a acumulação de capital não rima com equidade. IAMAMOTO (2004, p. 59).

Entende-se que, materializa-se o rompimento da profissão pelas suas concepções de necessidade da mesma para racionalizar e organizar a filantropia e o assistencialismo, pelas vias de que tratavam de explicar o Serviço Social sendo uma evolução do assistencialismo caritativo.

Portanto, pela revisão crítica aos fundamentos conservadores, os investigadores de uma linha crítica envolvidos com a análise da profissão, num procedimento de ir aos fundamentos e à essência do fenômeno/realidade, desvendam os fundamentos histórico-ontológicos da profissão, denominando de “questão social” a realidade concreta construída sob a lógica de acumulação capitalista, a partir da luta entre capital e trabalho. (http://www.uel.br/Acesso em 30-09-2013)

Entende-se que é através das lutas por melhores condições de vida e trabalho que instaurou-se a questão social no Brasil, sendo a mesma elemento de movimentos sociais porém durante grande período de tempo eram resolvidas com a intervenção da polícia mesmo quando o Estado começou a reconhecer a questão social como realidade.

Em meados da década de 30 o Estado admite a questão social como problema político sendo ainda tratado com repressão policial onde logo mais criou-se um sistema de proteção social básico pela instauração da legislação trabalhista e os  Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP’s).

Assim é importante compararmos com a nossa atualidade onde temos que quando se apropriam manifestações da “questão social” como problemas de violência e caos, o tratamento é: segurança e repressão. Obstaculiza-se, assim, toda e qualquer manifestação de setores sociais subalternos na cidade e no campo que possam trazer o gérmen da subversão da ordem social vigente. E “Quando se criminaliza o ‘outro’, isto é, um amplo segmento da sociedade civil, defende-se, mais uma vez, a ordem social estabelecida.” (IANNI, 1991, p. 6), reciclando, dessa forma, diz Iamamoto (2001a, p. 19) a noção de classe perigosa - não mais laboriosa, e por isso sujeita a repressão e extinção. Percebe-se conforme o exposto pela autora que existe uma relação entre as refrações da questão social do passado com a atualidade.

Segundo Bonardío (2003) o Brasil mergulhou no processo de ditadura militar, reprimindo as lutas sociais e consideradas ilegais, sendo incorporada a questão social, ao regime autocrático para manter a instabilidade política e social no país, não sendo reconhecido os direitos sociais pelo Estado.

Por volta da década de 80 houve aumento considerável da desigualdade social e os movimentos sociais reconquistaram as lutas sociais e a questão social voltou a ser foco de ação no Brasil, assim a Constituição Federal de 1988 veio ofertar a garantia de direitos sociais e responsabilizar-se pelo caráter político à questão social, assumindo as respostas às lutas sociais do país.

[...] sobre os direitos sociais no país, caracterizou o momento inicial de restauração democrática, especialmente no que concerne ao tratamento dado a questão social, e orientou um esforço pela busca de novo ordenamento institucional, que possibilitasse alcançar maior efetividade nas políticas governamentais em respostas às demandas sociais existentes. O governo da Nova República inicia sua trajetória num contexto no qual a gravidade da questão social tinha que ser claramente reconhecida pelos órgãos do Estado. (RIZOTTI apud BONADIO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com