TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Econômico No Brasil

Artigos Científicos: Crescimento Econômico No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil Deu Certo (?) E Agora?

Um documentário que reúne a história da economia brasileira contada por seus protagonistas.

Há 125 anos o Brasil era pobre e escravocrata; há 60 anos, 50% dos brasileiros eram analfabetos; há 25 anos, a inflação mensal atingiu 84% e 35% eram pobres e miseráveis. Em 2013 o Brasil é a sétima maior economia do mundo, a inflação do último ano foi 5,4%, a pobreza foi reduzida a 12% e o país aspira ser rico. Será? "O Brasil é o país do futuro" e "agora vai dar certo”, mantra das fases de otimismo, foram seguidos de crises. Será que o sucesso é de novo passageiro?

Bom podemos começar a falar que ao longo da história a politica do Brasil, houve tantas mudanças no sistema monetário, onde cada governo, tentava buscar um equilíbrio fiscal, passamos por tantos plano de estabilização econômica, onde tentariam diblar a inflação sem sucesso. O Plano Cruzado, Plano Color (congelar/preços), proibição de importação, privatização das estatais. Plano Larida- moeda virtual; URV – Plano Real (1º/07/1994) que deu certo, a inflação começou a cair. O BIB tornou-se uma empresa, começando assim um sistema financeiro sólido. Na década de 2000 o Brasil começou a crescer, mais precisamente apartir de 2003 na era Lula, quando a população passou a ter acesso a casa própria , bens duráveis, bolsa família, aumento salário. O Brasil passou a ter credibilidade intercional, o Plano Real cerca de 60% da sociedade era classe D e no final da década de 70 até 75% dos brasileiros com classe média.

Com Dilma, amplia-se o intervencionismo estatal como ordenados da economia reconhecendo a incorporação dos capitais privados na tarefa de dotar o país de infraestrutura adequada.Houve grande expansão de crédito, a estabilidade econômica é uma conquista, o desafio não é só crescer o PIB, mas sim precisamos de líder capacitado para mobilizar a sociedade brasileira para crescer e aumentar a produtividade, o trabalho, infraestrutura e para isso a prioridade é investir em educação pois o funcionário do futuro é a sociedade do conhecimento, o sistema tributário é complexo e as reformas passadas. O futuro é preocupante não haverá muitas mudanças mais sem dúvida será um Brasil mais humano, mais democrático, mais desenvolvido, mais social, mais participativo, mais produtivo, e continuará crescendo mais rápido que muitos países ricos. Estima-se que a renda per capita do Brasil até o final da década será de 18 mil dólares que já coloca agente na parte abaixo das nações ricas do mundo e será a 5º economia mundial. Vamos ter uma relação do PIB baixíssima no mundo altamente endividado, mas o futuro está conosco vamos ter um futuro grande e extraordinário como o norte-americano. O Brasil está condenado a ser rico tem atributo para superar até os chineses, seremos um dos países mais influentes do mundo, pois o mesmo nos momentos mais difíceis o Brasil superou as dificuldades, para os documentaristas o Brasil deu certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com