TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/9/2015  •  Artigo  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  2.556 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Fazer com que as informações circulem de forma livre, rápida e eficaz, entre os colaboradores, chefes, departamentos e setores é um objetivo atual das organizações modernas e atualizadas as novas demandas do mundo globalizado.

Considerando a forte concorrência empresarial, os procedimentos internos necessitam estar integrados visando o alcance das metas traçadas. Para tanto, a comunicação estabelecida de diferentes maneiras e presente em praticamente todos os momentos, deve estar sincronizada, a fim de possibilitar entendimento entre as partes envolvidas.

Assim sendo, o objetivo deste trabalho consiste em discorrer sobre o quanto é essencial às organizações, que os colaboradores estabeleçam contatos interpessoais, transmitindo informações diversas em suas tarefas, por meio de meios e condições apropriadas em cada caso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Com a globalização econômica, o nível de competitividade entre as empresas aumenta cada vez mais, sendo essencial que as organizações busquem diferencial em relação aos concorrentes, para obterem êxito na realização de suas atividades no mercado atual.

Desta forma, as organizações precisam reavaliar constantemente o desempenho alcançado, destacando aspectos bem sucedidos, e corrigindo rotinas que não obtiveram o retorno esperado.

E sem dúvidas, um das áreas mais importantes trata-se do trabalho interno realizado pelos profissionais. Com vários setores e departamentos, manter as equipes de trabalho integradas, atuando em conjunto é um desafio imenso que interfere diretamente nos resultados.

Em relação ao bom funcionamento interno de uma organização, ressalta-se a diferença agregada por uma comunicação rápida e eficiente entre os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Afinal, uma mensagem transmitida de forma errada perde o sentido, e pode ser decifrada de maneira incorreta, gerando atritos e atrapalhando o desenvolvimento empresarial.

A respeito desta constatação que a comunicação é importante no âmbito empresarial, Melantonio (apud PASSADORI, 2003, p. 15) relata “quantas empresas também não se percebem incapazes de produzir mais em menos tempo, melhor e mais barato por falta de eficiência na comunicação oral, principalmente nos escalões superiores?”.

Esta opinião salienta que inclusive os departamentos e ocupantes de cargos mais elevados, são muitas vezes incompreendidos, devido a uma comunicação ineficiente com os demais colaboradores. Logo, os objetivos e metas estipulados a curto ou longo prazo são prejudicados.

São muitas as formas de transmitir uma informação, sendo que TORRES (2013) lembra-se das seguintes:

• Comunicação Oral: a sua principal vantagem consiste na rapidez de sua disseminação, entretanto verifica-se que a partir do aumento do número de receptores, as distorções e modificações no sentido da mensagem original são percebidas com maior frequência;

• Comunicação escrita: seu benefício consiste no fato de possibilitar a manutenção de um documento passível de consulta em caso de dúvidas. Contudo, consome um tempo maior para sua realização e não proporciona um feedback imediato.

• Comunicação não verbal: pode ser transmitida em conjunto com a comunicação oral, como também de forma isolada. Envolve gestos, sorrisos, olhares, entre outros. Pode resultar em muitas interpretações equivocadas, isto é, mensagem totalmente diferente dos gestos emitidos.

Na opinião de PASSADORI (2003) a comunicação contém em sua essência diferentes dimensões. Segundo o autor comunicar faz parte da vida humana, tendo em vista que em raros momentos acontece algo sem troca de informações entre os indivíduos. Além disso, há uma série de fatores a serem considerados para que uma mensagem seja compreendida, como sentimentos, emoções, situações diversas que determinam o nível de entendimento e compreensão. Em resumo o autor lista as seguintes dimensões:

• Dimensão espiritual: envolve ações, atitudes e comportamentos, que constituem o discurso a ser compreendido pelo receptor. Neste caso os valores e opiniões em conjunto com a identidade repassada pelo emissor são essenciais para compreensão.

• Dimensão emocional: diz respeito ao controle e nível de compreensão interpessoal do emissor para que sua comunicação seja estabelecida com sucesso, ou seja, a pessoa precisa acreditar naquilo que está transmitido, trazendo também entusiasmo para que o objetivo seja alcançado.

• Dimensão corporal: consiste nos gestos, postura, olhar, expressões faciais que são empregados em apresentações em públicos, reuniões e na vivência diária com outras pessoas. É adequada e bastante pertinente a moderação quanto ao uso da linguagem corporal para que não seja inapropriada em algumas ocasiões que exigem maior formalidade.

• Dimensão vocal: a velocidade, tonalidade e volume de voz associados a uma boa dicção facilita a comunicação com os ouvintes.

• Dimensão intelectual: refere-se ao correto uso das normas gramaticais, memorização, planejamento e preparação para uma apresentação ao público, entre outros aspectos. Conseguir falar a linguagem do público alvo é o objetivo que contempla esta dimensão.

Conforme visto, estas dimensões revelam que a comunicação envolve muito além de uma pronúncia, expressão oral ou escrita. Há diferentes formas de informar algo, sendo primordial adotar uma dimensão adequada de acordo com a ocasião vivenciada.

Nas organizações, para que a comunicação seja objetiva e clara, é necessário o uso de diversos fatores, como boa apresentação pessoal, por meio de gestos adequados e uso correto das regras gramaticais. Comunicação com vícios de linguagem e, de atitudes ou comportamentos compromete toda a estrutura organizacional, sendo uma barreira impeditiva e desastrosa a ser eliminada.

Assim, seja um em simples e-mail, memorando, relatório, reunião, os indivíduos independentemente do cargo que ocupam, deve utilizar uma linguagem apropriada em cada caso, elaborando uma linguagem escrita ou oral que seja capaz de ser entendida com êxito pelos destinatários. Desta forma, a boa escrita e apresentação parte de uma técnica baseada em domínio de idioma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com