TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Trabalho acadêmico: IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Jacobina

2013

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Trabalho de Contabilidade, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral das disciplinas do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis.

Jacobina

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................8

6REFERÊNCIAS........................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Com a atual conjuntura decompetitividade do mercado, tecnologias altamente avançadas,tem-se necessidade de se buscar um planejamento e controle que facilitem às empresas tomar decisões mais acertadas para o seu crescimento e desenvolvimento.

Este trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar uma importante ferramenta da gestão financeira: o orçamento. Através dele, mostrar a importância do contador em uma gestão

Através do orçamento, a empresa obtém resultados impactantes, diante que suabase está diretamente ligada a contabilidade. O orçamento empresarial, possibilita às organizações elaborarem estratégias de resultado, fazer compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas.

Contudo, o orçamento se torna um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho.

4. DESENVOLVIMENTO

Com a atual situação econômica e um mercado muito competitivo, é de fundamental importância ter nas empresas um processo de gestão organizacional eficiente. Diante disto ficou atestado, que uma base sólida e organizada em uma empresa, são indícios de excelente saúde financeira.

Uma ferramenta indispensável no processo de gestão é o orçamento, ondedestina-se a auxiliar a tomada de decisões, evita o mau uso de recursos, otimizando resultados. Os Orçamentos se subdividem em seis principais tipos utilizados atualmente:

• Orçamento Estático (O mais comum e utilizado por Multinacionais)

• Orçamento Flexível ( Um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade)

• Orçamento Continuo (Consiste em trabalhar sempre com prazo de 12v meses a frente)

• Orçamento de Tendências (Uma pratica comum, projetar situações futuras seguindo a tendência do mercado)

• Orçamento base zero (Parte da linha que ao elaborar orçamento de um novo exercício social, todas as atividades sejam reexaminadas e rediscutidas a partir da ``estaca zero´´.

• Orçamento por atividades (Direciona a empresa a focar as atividades visando atingir os objetivos estratégicos)

Entretanto temos o Orçamento Mestre, que se divide em dois, operacional e financeiro. Entende-se por orçamento mestre, aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Em sua divisão, a parte operacional tem o objetivo de descrever todos resultados operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento operacional fornece uma visão geral dos custos de funcionamento do seu negocio , lhe dá uma visão geral das despesas do dia a dia da empresa, além de ter uma chance de avaliar estimativa de volume de negócios.

A outra parte do orçamento mestre, o financeiro, por sua vez demonstra as entradas e saídas de caixa, provenientes das atividades operacionais desenvolvidas. É fundamental pois é a partir dele serão executadas as transações financeiras, é estabelecida a taxa de crescimento, possibilita a previsão de quanto vai ganhar e gastar. Isto acontece pois as empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.

O Orçamento mestre financeiro é a estrutura da organização, pois a partir dos dados que ele fornece que o empresário sabe os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com