TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

ADRIANA DOS SANTOS VITALINO       RA 8379865814

DESAFIO PROFISSIONAL

INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR-TUTOR LAURENICE DA SILVA FERREIRA

                                        

Corumbá-MS

Setembro/2014


INTRODUÇÃO

         Este trabalho procurou organizar e definir a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 pelo Sr. João Barroso. Trabalhou-se de forma a evidenciar qual o melhor modelo de sucessão para esse caso, sendo que o fundador decidiu aposentar-se.

         Em um primeiro momento, foi analisado o ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura já montada, pois Sr. João é um diretor muito bem quisto dentro da indústria por seus colaboradores, e também fora dela, por seus clientes e fornecedores. Sua gestão sempre foi muito comprometida, correta e profissional com todos os envolvidos na organização, tanto de forma direta ou indireta, sendo assim sua decisão gerou muitos rumores.

         Os senhores, Paulo e Iran, seus dois filhos, sucessores automáticos do cargo, trabalham a bastante tempo na empresa e já atuaram em diversos departamentos dentro da organização, porém nenhum deles com qualificação profissional ou técnica, o que gera a todos certo desconforto quanto à gestão futura da indústria.

         Como o Sr. João Barroso não estipulou prazo ou data de seu afastamento, após estudo e análise será definido de que melhor maneira a sucessão deverá ser realizada, se de maneira proativa ou reativa e quem deverá assumir o tão importante cargo de diretor na Indústria de Bebidas Pira.

         Para o embasamento sobre de que forma organizar e estruturar essa nova gestão utilizou-se principalmente pesquisas de textos, entrevistas e vídeos de consultores e de empresas que já passaram por esse mesmo processo.

Tabela de Competências e Habilidades Essenciais

Competências e Habilidades

PAULO

IRAN

Know-How

X

X

Ampliar Conhecimento

-

X

Compartilhar Conhecimento

X

-

Visão Global e Sistêmica

-

X

Trabalho em Equipe

X

X

Liderança

X

-

Motivação

-

-

Senso Crítico

-

X

Define Prioridades

-

X

Proativo

X

X

Avalia a situação

X

X

Empreendedor

X

X

Inovação

-

X

Assume Riscos

-

X

Foco e Resultado

X

X

Auto-realização

X

X

Tabela de Competências e Habilidade Deficitárias

Competências e Habilidades

PAULO

IRAN

Observações

Ampliar Conhecimento

-

X

Paulo por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldades de aplicar o novo. Como tem um ótimo conhecimento do mercado e muitos contatos acredita que “ se esta dando certo não necessita de mudanças e inovações”

Compartilhar Conhecimento

X

-

Iran, apesar de buscar informações e conhecimentos, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizando assim as tarefas e ficando sobrecarregado.

Liderança

X

-

Iran acaba tendo dificuldades em liderança, pois acaba tomando seu tempo com o operacional e sua gestão fica muito deficitária, algumas vezes seus subordinados acabam burlando a hierarquia e se reportando diretamente com o Sr. João.

Motivação

-

-

Pelo fato de ambos trabalharem na empresa da família e sem um plano de remuneração e resultados, trabalham muito, porém sem motivação.

Senso Crítico

-

X

Paulo tem dificuldades em aceitar criticas e reluta em aplicar sugestões de melhorias.

Assume Riscos

-

X

Paulo não se sente a vontade em assumir riscos, sempre procura o parecer do Sr. João antes de qualquer plano comercial mais arrojado.

         Depois de realizada a analise dos principais envolvidos nesse processo de sucessão, suas competências, habilidades e deficiência, aconselha-se que Iran seja o sucessor do Sr. João Barroso, porém que todo esse processo seja reativo, de forma que a empresa e seu patrimônio seja preservado de qualquer tipo de ameaça com essa mudança de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com