TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO SISTEMA FINANCEIRO AVA

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

PRECILA BERNARDO DE ANHAIA

RA

4252063353

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Augusto Sousa da Silva Filho.

Anhanguera Educacional

2015

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

Copom, ou Comitê de Política Monetária, vem a ser a parte decisiva ou responsável por estabelecer metas para a taxa básica de juros (taxa Selic), também estabelecendo sua transparência. Sendo este de cunho político monetário do Banco Central do Brasil (BCB).

Este comitê teve suas atividades iniciadas em junho de 1996, data de sua criação. E tendo como principal objetivo de criação o alcance e a busca de metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O que quer dizer que, se a inflação de um determinado ano ultrapassar a meta estabelecida pelo (CMN) o presidente do Banco Central responsabiliza-se a enviar uma carta aberta ao ministro da fazenda, no qual explica o motivo do descumprimento da meta estabelecida, e já na mesma carta aborda medidas para o retorno da inflação fixada pelo comitê.

De forma geral, a composição dos membros do Copom é da diretoria colegiada do Banco Central, como, o presidente, os diretores da política monetária, de política econômica, de assuntos internacionais, de normas e organização do sistema financeiro, administração, fiscalização e liquidações e desestatização.

A última Ata

Em minha percepção diante desta reunião no qual foram abordados basicamente as perspectivas para e economia nacional e internacional, abordando comparações de porcentagens e números durantes os anos passados e presente relativos a inflação e juros no Brasil, destacando pontos negativos diante da economia e opções para ajustes, além de mensurações para o futuro econômico do Brasil em 2016.

O que se percebe é um aumento bastante elevado sobre bens e produtos diante do comercio e indústria brasileira, um impacto que atrapalha não só investimentos econômicos brasileiros, mas também no quesito importação e exportação de bens e matéria, seja Brasil X exterior, ou exterior X Brasil, pois a alta na inflação gera uma maior dificuldade em todos os âmbitos monetários, comerciais e industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com