TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À PESQUISA: A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO À PESQUISA:

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Acâdemicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

Nas últimas décadas a sociedade vem passando por grandes transformações, especialmente nas relações sociais, mercado de trabalho e aspetos culturais. A partir da década de 1970 ocorreu uma grande mudança na estrutura familiar, no qual as mulheres passaram a exercer dupla função, deixando de serem apenas donas de casa para atuarem no mercado de trabalho. Com o passar dos anos as mulheres vêm conquistando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho passando a exercer funções tradicionalmente ocupadas por homens, bem como, ocupar cargos de liderança e chefia dentro de grandes corporações. Nesse sentido, este paper tem como objetivo abordar a mulher no mercado de trabalho. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica expondo as mudanças ocorridas no perfil da mulher nas últimas décadas, tendo como foco a entrada da mulher no mercado de trabalho e a transição do papel de dona de casa para mulher assalariada e chefe de família.

Palavras-chave: Pesquisa, importância, mulher.

1. INTRODUÇÃO

        A pesquisa científica é de fundamental importância para o mundo moderno, tendo em vista que diariamente surgem novas necessidades e desafios que são impostos a humanidade e necessitam de soluções, melhorias e inovações que possam sanar essas dificuldades.

        Desta forma, pode-se entender a pesquisa científica como uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais de várias áreas na busca de soluções e desenvolvimento de inovações que possam suprir necessidades específicas em áreas como: saúde, tecnologia, engenharia, estética, meio ambiente, entre várias outras.

        Para que uma pesquisa científica atinja seus objetivos e proporcione a geração de novos conhecimentos, o pesquisador deve realizar uma série de procedimentos previamente planejados e coordenados, mantendo padrões e parâmetros que podem servir para comparar os resultados de seus estudos com os resultados de outros pesquisadores. Para isso, a pesquisa científica deve ser realizada conforme normas técnicas, padrões de coleta de dados, análise e interpretação dos resultados, caso contrário esta pesquisa não terá validade para o meio acadêmico e científico.

        Diante do exposto, este paper tem como objetivo estudar sobre a importância da pesquisa científica para o meio acadêmico. Para atingir o objetivo proposto, tem-se como base a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, tendo como finalidade obter maior conhecimento sobre o tema por meio de conceitos teóricos elaborados por autores reconhecidos e consagrados na comunidade intelectual.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

        Conforme Barreto e Honorato (1998, p.56) entende-se por planejamento da pesquisa “a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador”. Como previsão, deve ser entendida a explicitação do caráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teórico-metodológica da relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa.

        Em geral todas as pesquisas científicas apresentam conceitos teóricos elaborados por estudiosos na área de pesquisa, os quais servem como fundamento para o desenvolvimento da pesquisa e procedimentos práticos, tais como ensaios, entrevistas, questionários, levantamentos, entre outros.

Segundo Ruiz (1996) a pesquisa bibliográfica é baseada em obras de autores especializados no assunto, que já realizaram pesquisas aprofundadas sobre um determinado tema. Com essas informações um pesquisador tem toda a base científica para o desenvolvimento de um estudo.

        Conforme os instrumentos de coletas de dados e objetivos a serem alcançados, a pesquisa pode ser classificada como descritiva ou exploratória. Segundo Gil (2002, p.145):

Tem como objetivo primordial a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Destacam-se também na pesquisa descritiva aquelas que visam descrever características de grupos (idade, sexo, procedência etc.), como também a descrição de um processo numa organização, o estudo do nível de atendimento de entidades, levantamento de opiniões, atitudes e crenças de uma população, etc.

Como conceitua Oliveira (2002, p. 134) “a pesquisa exploratória levanta aspectos, tais como a possibilidade de o pesquisador poder fazer um levantamento provisório do fenômeno que deseja estudar de forma mais detalhada e estruturada”.

        Depois de coletar as informações necessárias para a realização da pesquisa científica é necessário realizar a avaliação dos resultados.  Conforme Marconi e Lakatos (2010, p. 78) “a avaliação e interpretação é a crítica dos dados encontrados, sendo considerado um juízo de valor sobre determinado material científico”.  De acordo com o tipo de pesquisa a ser realizado o tipo de abordagem empregado por ser quantitativo, quando se trabalho com números e dados estatísticos e pode ser qualitativo, quando se trabalha com análises, comparações e dados subjetivos.

Para Marconi e Lakatos (2010, p.123) “a pesquisa quantitativa é um método de pesquisa que utiliza técnicas estatísticas e implica a construção de inquéritos por questionário onde, normalmente, são contatadas muitas pessoas”.

        Já a pesquisa qualitativa, segundo Roesch (1999, p. 155)

É apropriada para a avaliação formativa quando se trata de melhorar a efetividade de um programa, ou plano, ou mesmo quando é o caso da proposição de planos, ou seja, quando se trata de selecionar as metas de um programa e construir uma intervenção, mas não é adequada para avaliar resultados de programas e planos.

Portanto, os dados coletados na pesquisa deverão ser analisados para a elaboração de um procedimento padronizado que garanta a uniformidade e a padronização dos resultados, possibilitando a obtenção de parâmetros comparativos com pesquisas sobre temas similares.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        A realização deste estudo tem como base fontes bibliográficas, as quais foram extraídas mediante a consulta em livros e artigos elaborados por estudiosos no assunto. A pesquisa bibliográfica é de fundamental importância para o conhecimento científico, tendo em vista que possibilita a utilização de informações comprovadas e certificadas. A Figura 1 ilustra a capa do livro de Toscano (1984) que foi uma das obras utilizadas para a realização deste estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com