TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar 3° semestre - Marketing /pesquisa de Mercado

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  1.617 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O mercado atual se mostra em um cenário de economia desestabilizada pela crise econômica mundial. É por este e por outros fatores que determinadas empresas devem antes de iniciar as atividades em uma região, seguir alguns procedimentos para que faça a implantação de maneira correta e que trabalhe de acordo com as necessidades e vontades dos consumidores da localidade. É necessário pesquisas para saber como está o mercado, as preferências das pessoas da região e tipos de costumes regionais que influenciam o consumidor na compra de diversos produtos. Neste trabalho vamos discorrer sobre um tipo de franquia considerada muito viável para a implantação nas regiões com muito ou pouca população por necessitar de investimentos iniciais muito baixos se comparada a outras de diversos segmentos, e também pelo rápido retorno financeiro. Trata-se do grupo Prepara, que controla as redes de Franquia Prepara Cursos e Ensina Mais, que possui diversas unidades em funcionamento Brasil afora. É um tipo de franquia com grande potencial de mercado principalmente pelo custo de manutenção não tão alto, e por ser do ramo de qualificação profissional, setor que está crescendo muito nas cidades do interior principalmente por causa da demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Neste tipo de franquia pode se trabalhar com qualificação de diversas áreas.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao abrir uma franquia ou qualquer outro tipo de negócio é necessário primeiramente que se faça uma pesquisa preferencialmente de identificação do problema, visando principalmente avaliar o potencial de mercado da franquia na região, as tendências regionais das populações e analisar outros aspectos que são muito importantes antes da implantação de um novo negócio ou da inserção de novos produtos no mercado. A pesquisa mais adequada para utilizar seria a pesquisa descritiva, pois esta tem como principal foco pesquisar características e funções de mercado, como frequência de compra de determinados produtos e etc. Estes dois tipos de pesquisa são muito importantes, pois fazem uma abordagem ampla para coleta de informações de extrema utilidade para a futura nova empresa, pois nela se identifica qual o publico-alvo da empresa, faixa etária dos futuros clientes da franquia, as preferências deles no quesito qualificação, já que este é o ramo de atuação da franquia, e também os tipos de empresa, e comercio existentes na região, já que estes vão influenciar diretamente na escolha pelo produto que será oferecido, levando a comercialização em maior escala de um determinado curso de qualificação do que outros. Para se fazer a coleta de dados para pesquisa exige uma certa complexidade, pois tudo vai depender do método utilizado, de requisitos específicos do projeto como orçamento e tempo e também de pessoas qualificadas e treinadas (quando for o caso). As pesquisas obtém valor a partir da sua objetividade, deve ser realizada de maneira imparcial, sem influências ou tendências pessoais e politicas. A internet tem se tornado uma importante ferramenta na identificação, coleta e análise de dados, devido a crescente utilização de mídias sociais pelas pessoas.

É muito importante o uso da abordagem com pesquisa quantitativa e qualitativa no processo de implantação desta franquia, pois ambas caminham lado a lado, a pesquisa qualitativa tem caráter exploratório, que pode ser considerado o passo inicial para inicio de outros estudos mais aprofundados, pois apresenta uma melhor visão dos problemas estudados. Segundo malhorta (2006), a pesquisa qualitativa proporciona melhor visão e compreensão do contexto do problema, enquanto a pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e, normalmente, aplica alguma forma de análise estatística.

Malhorta (2006, p.154) cita que:

“Sempre que se tenta resolver um problema de pesquisa de marketing, é interessante que a pesquisa quantitativa seja precedida da pesquisa qualitativa apropriada. Entretanto, muitas vezes os resultados da pesquisa qualitativa são usados incorretamente quando são considerados conclusivos e utilizados de forma indevida para fazer generalizações em relação a população-alvo. É um principio fundamental da pesquisa de marketing considerar as pesquisas quantitativas e qualitativas como complementares e não excludentes.”

Desta forma pode se ver que é necessário ter atenção ao analisar dados de coletas das pesquisas qualitativas e quantitativas para que se tenha um maior e melhor aproveitamento das informações e dados coletados, para que se tenha resultados satisfatórios após a utilização destes dados. Estas pesquisas são muito úteis durante o processo de implantação das franquias/empresas, pois através das informações coletadas pode-se saber os tipos de empresas e serviços mais se adaptariam melhor a determinada região e se a população teria uma boa aceitação do produto/serviço oferecido.

A pesquisa de dados demográficos, econômicos, culturais, naturais e tecnológicos são outros pontos importantes que devem ser observados durante o processo de pesquisa que antecede a implantação de uma franquia. Considerando o tipo de franquia pretendido pode se ter sucesso ou não, isso vai depender do tipo de população e dos costumes das pessoas, daí a importância das pesquisas para que as empresas possam saber exatamente o produto que vai oferecer e se ele vai agradar ou não os futuros clientes. Isso também é importante para que a empresa possa fazer adaptações e se adequar aos costumes e preferencias dos consumidores de seus produtos e serviços. Para isso a empresa pode se usar de pesquisas de campo, feita com pessoas devidamente treinadas para coletar essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com