TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens

Seminário: Imagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3

Imagens que nos transmitem parte das divergências sociais.

As imagens acima nos revelam as divergências sociais, Edifícios luxuosos ao lado de favelas com condições precárias, a fome de um lado e do outro a fartura.

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais.

Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria sem terem o que comer morando na rua ou em barracos precários sem nem uma condição,a maioria sem saneamento básico, água encanada ou luz elétrica construindo sua casas em lugares de risco. Enquanto outros vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta.

Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque são constituídos de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.

As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.

A Divergência social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

O principal desafio é promover o direito ao cidadão viver dignamente, tendo real participação da renda de seu país através da educação e de oportunidade no mercado de trabalho e, em situações emergenciais, receber dos governos benefícios sociais complementares até a estabilização de seu nível social e meio de próprio sustento.

Referencias:

http://desigualdade-social.info/mos/view/%C3%8Dndice_de_Gini/

http://blitzk.blogs.sapo.pt/62443.html

http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores

http://portacurtas.org.br/filme/?name=bumbando

Acessado em 10/11/2013 ás 15h

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com