TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos causados pelas fraudes nas empresas e sociedade em geral

Por:   •  6/4/2019  •  Monografia  •  14.288 Palavras (58 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 58
  1. Introdução

Sabe-se que no Brasil não somente em grandes empresas, mas também nas pequenas vem ocorrendo muitas fraudes contábeis e são vários os motivos que levam o indivíduo a cometer certos atos desonestos dentro das mesmas, a maioria das vezes por malicia ou estratégias para manter uma vantagem inadequada prejudicando assim outros indivíduos. Um ato desonesto estará colocando uma empresa em risco, e além disso estará prejudicando sua reputação. Nesse contexto, pode-se afirmar que o mundo está cheio de desonestidade em todas as partes, atualmente, as empresas estão se dando conta cada vez mais que as fraudes não são apenas domínio de determinados negócios elas interferem atacando seja qual for o tipo de negócio e organizações, antigamente as fraudes quase não eram percebidas em consequência da alta inflação que escondia as perdas financeiras consequentes do mesmo modo que não levavam os administradores a observar com maior atenção o transtorno,  e com isso neste trabalho serão abordados atos desleais no ramo da contabilidade que seriam as fraudes contábeis dentro das empresas no Brasil, ao decorrer do mesmo o leitor irá se conscientizar de como identificar quando uma empresa está sendo fraudada e como combatê-las dando um basta a esses atos de má fé.

O presente trabalho tem como finalidade apresentar ao leitor o que leva um sujeito a praticar as fraudes, como a empresa pode combate-las, mostrar o que é uma fraude contábil diferenciando dos erros contábeis, analisar as fraudes mais comuns cometidas, conhecer alguns hábitos das empresas fraudadas, os impactos que as fraudes causam, o que leva uma pessoa a cometer fraudes, dando assim ao leitor uma ampla consciência sobre o tema abordado, mostrando-os que a mesma é um ato ilícito  que objetiva enganar certas informações a respeito do cenário  patrimonial das organizações . O profissional contábil assim como todos os outros profissionais devem agir de forma verdadeira e honesta considerando-se a reputação ético e considerável para o bom funcionamento da profissão contabilista seguindo as leis impostas e obedecendo os códigos de éticas implantados botando-os em práticas respeitando seu semelhante no desempenho da sua profissão.

 É de mera importância aborda-se esse tema, pois assim pode-se conhecer um pouco mais sobre um assunto pelo qual é de imensa relevância enriquecendo e ampliando-o acerca do tema abordado, contribuindo assim para a atuação contábil e para a sociedade em geral.  A fraude contábil vem manchando a imagem do profissional contabilista, pois muitas vezes por falta de uma punição mais severa com autor do ato de má fé os códigos de éticas do profissional contábil vem perdendo valor e as fraudes só aumentam. A prevenção deve ser uma preocupação permanente, é fundamental que as empresas trabalhem constantemente para que s fraudes sejam evitadas criando estratégias e sistemas de precação contra as mesmas. A disputa das empresas, estão fazendo com que as mesmas busquem novas técnicas e recursos para assim serem cada vez mais competitivas para dessa forma manter sua continuação dentro da atual constituição globalizada, e é essa corrida que faz com que os administradores deixem de lado, esquecendo um grande problema que são as formas de prevenir as fraudes e isso se consistem em maiores riscos para os negócios no Brasil prejudicando de certa forma a sociedade. Além das altas perdas financeiras as fraudes provocam outras consequências na área do ambiente de trabalho por exemplo, ela provoca um clima ruim de desconfiança de insegurança entre colaboradores e suas lideranças, na direção geral da empresa causam suspeitas e desconfianças em relação a competência de seus gestores administrativos, na parte externa cria uma imagem ruim da organização junto ao público consumidor.

  1. Problema

A grande preocupação seria o impacto que as fraudes estão causando dentro das empresas organizações e de uma certa forma dentro da sociedade em geral. Diante do exposto faz-se o seguinte questionamento: como podem ser combatidas as fraudes contábeis nas empresas e na sociedade?

  1. Hipóteses

As fraudes são inúmeras no Brasil e de várias espécies e maneiras que infelizmente passam desapercebidas dos responsáveis das empresas e organizações, um meio muito interessante de combate-las seriam os controles internos dentro das mesmas, a auditoria interna também é de imensa importância na ajuda do combate às fraudes pois ajuda a detecta-las para assim os administradores tomarem devidas providencias para combate-las, vale lembrar que devem ser usadas de maneira correta e monitoradas pela administração. As leis por mais que não estejam sendo mais tão obedecidas pelos fraudadores é de mera importância que elas sejam implantadas, no Brasil uma delas que pode citar-se é a CVM que conforme (OBRINGER 2005) é um órgão responsável pela fiscalização das companhias abertas listadas nas bolsas de valores quanto a emissão, registro, distribuição de títulos emitidos pelas empresas, entre outras responsabilidades. Além dessa lei seria importante a aplicabilidade de leis mais rigorosas com punições mais severas com o autor dos atos desonestos que seria os fraudadores. Outro método indispensável para combater a fraude em uma empresa seria seus administradores conhecerem bem seus clientes, fornecedores, colaboradores e produtos pois é muito importante ter conhecimento de tudo e todos que estejam envolvidos em um negócio. Ter um conselho de administração na empresa pode fazer toda diferença na mesma pois assim está assegurando que a organização está sendo gerida de uma forma clara e competente, essas seriam algumas respostas para o problema aplicado dentre outras que serão abordadas ao longo do desenvolvimento do trabalho.

1.3Objetivos

1.3.1Objetivo Geral

Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar a fraude contábil com seus impactos e suas devidas consequências econômicas para as empresas e sociedade, mostrando-os como detecta-las e combate-las dentro das empresas.

1.3.2Objetivos Específicos

●mostrar alguns métodos que os fraudadores estão usando para aplica-las;

●analisar o que pode ser feito para evitar tais fraudes;

●demostrar alguns fatores que levam o indivíduo a comete-las;

●identificar as fraudes que estão sendo mais cometidas pelos infratores dentro das empresas;

●demonstrar o perfil dos fraudadores;

●aplicar o conceito de fraudes contábeis diferenciando-as dos erros cometidos pelos profissionais.                                                                                                  

  1. Justificativa

No Brasil o aumento das fraudes nas empresas e organizações vem aumentando cada vez mais, pois a ganancia do ser humano por sempre querer mais para si os levam a cometer atos desonestos, conhecer como e quando a fraude é praticada é muito importante, saber os motivos que levam o autor a tal delito e como ele o executa, traz ao especialista o conhecimento do reconhecimento facilitando possíveis evidencias de fraudes. A pratica das fraudes vem acontecendo frequentemente que mesmo que a empresa não seja grande por menor que seja, a sua existência não deveria de maneira alguma ser ignorada, justifica-se seu descontrolado crescimento na facilidade que os funcionários encontram para pratica-las já que os controles sobre as mesmas só diminuem, pesquisas comprovam que as empresas diminuíram o uso da auditoria interna por acharem que seria um custo insignificante que estariam realizando , mas este pensamento está errado pois com a diminuição da auditoria as empresas acabam sendo vítimas de grandes roubos causados pelas fraudes e assim acabam perdendo mais do que se tivessem investido em mais controles e auditorias para as mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.4 Kb)   pdf (687.7 Kb)   docx (221.8 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com